Topo

Após Brasileirão, Liga dos Campeões será alvo do próximo embate entre redes de TV

Gustavo Franceschini e Ricardo Perrone

Em São Paulo

01/06/2011 07h00

Globo, Record e RedeTV!, que passaram meses se digladiando pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, terão um próximo embate pela frente: a Liga dos Campeões. A principal competição de clubes do planeta, que tem diversos brasileiros e a febre do Barcelona como protagonistas, deve ser palco de uma disputa acirrada e com ainda mais gente envolvida, apesar de bem menos valiosa.

Atualmente, Globo e Esporte Interativo detêm os direitos para a TV aberta. A Globo exibe o jogo de quarta, enquanto o Esporte Interativo faz transmissões às terças.

Como a emissora carioca não se interessa pela maior parte da competição, ela repassa os jogos de quarta para a Band, que também é parceira no sub-licenciamento de outras competições. Na TV fechada, a exclusividade é da ESPN Brasil.

Todos os contratos terminam no fim da próxima temporada (2011-2012). O próximo compromisso deve compreender os três anos seguintes. Além das TV’s que já são parceiras da Uefa, Record e RedeTV!, entre as abertas, e Sportv e Bandsports, no sistema pago, podem entrar na briga.

O cronograma para a negociação não foi definida, mas o martelo tem de ser batido durante a próxima temporada. O modelo de negociações também pode variar. Normalmente, cada mídia (TV fechada, aberta e internet) tem um acordo específico. A Uefa pode, no entanto, pedir uma negociação conjunta ou ainda em um outro modelo. A igualdade de condições e o sistema de envelopes fechados, no entanto, deve ser respeitado. 

Se os direitos do Campeonato Brasileiro ultrapassaram a marca de R$ 500 milhões, os da Liga dos Campeões são bem mais modestos: não ultrapassam a barreira de um dígito (menos de R$ 10 milhões). Os jogos entre os gigantes europeus rendem audiência e prestígio em todas as mídias.

Na Globo, que só exibiu o torneio a partir da semifinal, a decisão entre Barcelona e Manchester United, no fim de semana passado, rendeu 15 pontos no Ibope. O número está abaixo da média da emissora no período da tarde, mas interessa, e muito, emissoras como Band e Record, que têm médias de audiência menores.

A RedeTV!, por exemplo, vê na Liga dos Campeões uma oportunidade de seguir no futebol. A emissora venceu a licitação do Clube dos 13 e esteve perto de levar o próximo triênio do Campeonato Brasileiro. No fim, perdeu a primeira divisão para a Globo e viu a Band levar a Série B, que ela transmitia desde 2005.

“[O interesse pela Liga dos Campeões] aumentou. Mas não só esse campeonato como todos os outros europeus”, disse Fábio Medeiros, diretor da TV Esporte Interativo, que não teme a concorrência dos maiores canais. “Além da visibilidade, a Uefa pode querer o volume de grade e a profundidade de cobertura que nós conseguimos dar”, disse o executivo.

Na TV a cabo, a disputa também será acirrada. A ESPN, na esteira do crescimento geral de interesse no torneio, investiu pesado na cobertura. Esteve com equipe completa ou reportagem in loco em 17 jogos da edição que acabou no fim de semana e promete brigar pelos direitos da próxima edição.

“Eu percebo sim o aumento de interesse. Acho que a concorrência vai ser maior, mas tem de ver qual é o formato que eles vão querer. A ESPN deu o destaque merecido à Liga dos Campeões e tem todo o interesse em seguir assim”, disse Carlos Maluf, diretor de aquisições da emissora.