Topo

Van Persie elogia Ronaldinho e sede do Fla, mas desconhece a história do clube

Van Persie caminha pela sede da Gávea na última terça-feira; encanto com o clube e o povo brasileiro - Vinicius Castro/ UOL Esporte
Van Persie caminha pela sede da Gávea na última terça-feira; encanto com o clube e o povo brasileiro Imagem: Vinicius Castro/ UOL Esporte

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

01/06/2011 07h03

Van Persie, um dos principais jogadores da seleção holandesa, se encantou com a alegria do povo brasileiro e a “diferença” do Flamengo nas suas primeiras horas em solo carioca. Na última terça-feira, os jogadores da Holanda chegaram ao Rio de Janeiro e realizaram na sede rubro-negra, na Gávea, o primeiro treinamento para o amistoso contra o Brasil, no próximo sábado, às 16h10, no estádio Serra Dourada, em Goiânia.

A recepção chamou a atenção do jogador, que foi reconhecido por torcedores na praia de Ipanema durante um passeio antes do treino. Van Persie ficou surpreso com a situação. Assim como aguardava um Flamengo futebolístico, já que na Inglaterra, onde atua e defende o Arsenal, não é comum em clubes predominantemente de futebol a existência de estrutura extensa para os esportes olímpicos.

“As pessoas são muito animadas aqui. Estamos gostando muito. É especial conhecer o Flamengo, um clube diferente dos europeus. Lá, temos conforto, porém, aqui as acomodações também são boas e com outros esportes juntos. Não é um clube só de futebol. Vimos a ginástica, a natação, várias piscinas... Espero voltar na Copa do Mundo de 2014, mas para isso preciso jogar bem e ser convocado (risos)”, afirmou.

Sobre o Rubro-Negro, Persie elogiou o craque Ronaldinho. Ele contou o que conhece do clube e percebe um Flamengo mais visto na Europa após a chegada do camisa 10.

“O Ronaldinho joga em um clube com milhões de torcedores. Acredito que seja o time mais importante do Brasil. Sempre escutei que todo o campeonato disputa para ganhar”, disse.

Mas o conhecimento do jogador holandês sobre o futebol brasileiro, especificamente o time da Gávea, pararam por aí. Van Persie admitiu desconhecer a principal conquista do Flamengo: o título mundial interclubes, em 1981, que veio através de uma vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool. Entretanto, aproveitando o gancho prometeu brincar com os torcedores do “Reds” quando retornar.

“Não sabia. É um título importante. Vou contar aos amigos e provocar os do time derrotado”.

A Holanda volta a treinar na Gávea nesta quarta e quinta-feira, às 11h30. O time deve enfrentar o Brasil com a seguinte escalação: Tim Krul; Gregory van der Wiel, Joris Mathijsen, John Heitinga e Erik Pieters; Nigel de Jong, Stijn Schaars (Afellay), Van Persie, Robben e Kuyt; Huntelaar.