Topo

Cortes de Mano instalam clima de disputa interna em 7 dias decisivos na seleção

Mano Menezes anunciou uma lista mais longa para os amistosos desta semana - Antonio Lacerda/EFE
Mano Menezes anunciou uma lista mais longa para os amistosos desta semana Imagem: Antonio Lacerda/EFE

Bruno Freitas

Em Goiânia

02/06/2011 07h01

A seleção brasileira experimenta nestes próximos sete dias uma situação pouco comum em sua história recente. Trata-se da necessidade de cortes por parte da comissão técnica, que convocou um grupo mais numeroso para os amistosos contra Holanda e Romênia, mas com a missão de enxugar o elenco para a disputa da Copa América da Argentina.

COMO ESTÁ A DISPUTA

Goleiro: Mano convocou quatro jogadores da posição para os amistosos. As listas convencionais de competições contam com 3 goleiros. Neste grupo, o titular da última Copa Julio Cesar parece intocável. Victor e Jefferson vêm sendo convocados. Já Fabio aparece no grupo pela primeira vez e precisa mostrar serviço para ir à Argentina.
Laterais e zagueiros: O treinador convocou quatro zagueiros e quatro laterais. Teoricamente, este é o número comum para competições. Assim, os remanescentes da Copa Lucio, Thiago Silva, Daniel Alves e Maicon devem estar na Copa América.
Meio-campistas: Dez jogadores do setor estão convocados para os dois amistosos. O convencional do futebol indica que dois deles serão cortados. Apesar de novato, o são-paulino Lucas é considerado promessa para 2014 e deve seguir. Thiago Neves tem sua primeira convocação com Mano e ainda está na briga. Fora dos amistosos, Ganso luta contra uma lesão e pode influenciar na decisão final do técnico.
Atacantes: Com seis convocados da posição, a tendência é que dois deles sejam cortados. Deste grupo, Alexandre Pato se recupera de lesão, não participa dos amistosos e corre risco. Fred batalha em sua primeira chance com Mano. Já Neymar e Robinho parecem intocáveis.

Este tipo de realidade é muito mais comum em equipes nacionais de outros esportes em suas preparações para torneios internacionais, com jogadores trabalhando acompanhados da ameaça de deixar o elenco.

Mas para a seleção de Mano a experiência não veio ao acaso, pois o treinador optou por inchar o grupo para chegar a conclusões finais para sua primeira competição oficial pela equipe.

Mano convocou 28 jogadores para os amistosos marcados para Goiânia e São Paulo. O treinador só poderá levar 23 deles para a Argentina e deixou público a intenção de incluir o meia Paulo Henrique Ganso nesta relação, caso o jogador do Santos consiga se recuperar de uma lesão.

Com esta realidade, o clima de disputa está no ar. A seleção se reuniu na última quarta-feira em Goiânia apresentando discurso de que os dois jogos preparatórios e os treinos entre eles carregam um caráter de disputa interna.

O ambiente não chega a ser de tensão, mas muita gente sabe que precisa mostrar serviço em curto tempo para se garantir na Copa América.

"Estou feliz pelo retorno, sempre foi meu objetivo. Agora é lutar para permanecer no grupo", disse Fred, convocado pela primeira vez por Mano e, na teoria, na batalha por uma vaga no ataque.

"Eu acho que o momento cada um que vai fazer. Quero aproveitar as oportunidades que tenho, jogando. O Mano tem me convocado para todos os jogos, isso mostra a confiança do treinador. Acredito que não vou ser penalizado", afirmou o volante Lucas Leiva, em discurso de otimismo em relação a seu status de convocado.

A convocação para a Copa América sai na próxima terça, nos vestiários do Pacaembu, logo após o amistoso em São Paulo contra a Romênia. Desde a largada com o primeiro treinamento em Goiânia, serão sete dias de reflexões para comissão técnica e incerteza para parte do grupo.