Topo

Alemanha leva gol do Azerbaijão, mas vence 7ª seguida e coloca a mão na vaga

Özil e Gomez comemoram um dos gols da vitória alemã sobre Azerbaijão - David Mdzinarishvili/Reuters
Özil e Gomez comemoram um dos gols da vitória alemã sobre Azerbaijão Imagem: David Mdzinarishvili/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/06/2011 15h56

A Alemanha fez outra vítima no grupo A das eliminatórias da Eurocopa-2012 e deixou sua vaga bem encaminhada. A sétima vitória consecutiva foi alcançada diante do modesto Azerbaijão. Desta vez, porém, foi discreta. Diferentemente do primeiro turno, quando aplicou 6 a1, o time alemão ganhou por 'apenas' 3 a 1, em Baku.

O gol desta terça-feira é apenas o terceiro sofrido pelos alemães em todo o classificatório. Aliás, somente uma catástrofe tira a equipe de Joachim Löw da fase final do torneio continental. Os alemães seguem ‘perfeitos’, com 21 pontos --sete vitórias em sete rodadas. Para se ter ideia, a vice-líder Bélgica (11 pontos) tem apenas mais três jogos a disputar e, com isso, não pode mais superá-la.

Na prática, somente a Turquia, que ainda fará quatro partidas e figura na terceira colocação, com 10 pontos, pode ultrapassar as atuais líderes. No entanto, caso isso ocorra, a Alemanha tem grandes chances de ficar com a vaga direta como a melhor segunda colocada.

O rival não era dos mais complicados e estava em crise. Azerbaijão havia somado apenas três pontos. Para completar, após o revés para o Cazaquistão, na última sexta-feira, o técnico alemão Berti Vogts sofreu uma tentativa de agressão durante uma entrevista coletiva.

A Alemanha até levou um susto, aos 9min, quando Nadyrov bateu forte, viu o goleiro Neuer desviar, e a bola bater no travessão. Mas o time visitante era superior. Também acertou uma bola na trave --após cobrança de falta batida por Kroos-- e não demorou a abrir o marcador. Sua vitória começou a ser desenhada aos 29min. O meia Özil bateu cruzado e fez 1 a 0.

Isso foi suficiente para encontrar mais espaços. Aos 41min, o inspirado Özil cruzou para Mario Gomez ampliar. Para o segundo tempo, a Alemanha diminuiu um pouco sua intensidade, mas continuou levando perigo. Já Azerbaijão diminuiu, aos 42min da etapa final, com Huseynov. Mas o sonho do empate parou por aí. Nos acréscimos, Schurrle selou a vitória alemã. 3 a 1.

IBRAHIMOVIC PROTAGONIZA TRANQUILA GOLEADA DA SUÉCIA

Desde o anúncio de seu retorno ao selecionado sueco, Ibrahimovic (foto) havia feito apenas dois gols nas eliminatórias da Euro, diante do frágil San Marino, em agosto do ano passado. Mas o atacante do Milan parece ter reencontrado seu faro de artilheiro. Ele fez três gols e se tornou protagonista da tranquila goleada sobre a Finlândia por 5 a 0. Com o expressivo resultado pelo grupo E, a Suécia chegou aos 15 pontos, apenas três a menos que a líder Holanda. As duas equipes ainda têm quatro jogos cada uma para disputar.
SAN MARINO PERDE OUTRA, SOMA 33 GOLS SOFRIDOS E NENHUM ANOTADO'SACO DE PANCADAS', ILHAS FAROE SURPREENDE E VENCE A 1ª NA EURO
San Marino continua acumulando vexames nas eliminatórias da Euro. Desta vez, foi derrotado pela Hungria por 3 a 0. Para se ter ideia, ainda não conseguiu fazer um gol sequer após sete partidas e já sofreu 33. É disparada a pior defesa do classificatório. Tem mais três jogos para tentar ao menos não repetir a péssima campanha das últimas eliminatórias para a Euro-2008, quando marcou apenas duas vezes.Ilhas Faroe também havia se transformado em um verdadeiro 'saco de pancadas' nas eliminatórias. Somava apenas um ponto em seis jogos disputados pelo grupo C, o da Itália. Aliás, seu último resultado positivo no classificatório para o torneio europeu havia sido alcançado para a edição de 1996. Mas encerrou esse longo jejum. Coube ao time da Estônia 'entrar para a história' ao perder por 2 a 0.