Topo

Seleção para após festa de Ronaldo e é vaiada em vitória pré-Copa América

Fora de forma, Ronaldo jogou durante 15 minutos e perdeu dois gols feitos - Flávio Florido/UOL
Fora de forma, Ronaldo jogou durante 15 minutos e perdeu dois gols feitos Imagem: Flávio Florido/UOL

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Thales Calipo

Em São Paulo

07/06/2011 23h51

Ronaldo perdeu três boas chances de gol, mostrou um barrigão sob o uniforme e não teve uma festa tão apoteótica. Mesmo assim, o maior artilheiro da história das Copas do Mundo se despediu da seleção brasileira na noite desta terça-feira ofuscando a própria seleção brasileira.

O time de Mano Menezes venceu por 1 a 0 a Romênia, encerrou sua preparação para a Copa América com triunfo, mas Ronaldo empolgou mais que os jogadores ainda em atividade. Na etapa final, além de vaiar a equipe, a torcida voltou a pedir Ronaldo, em protesto. Teve até grito de olé nos passes romenos.

O Fenômeno entrou em campo às 22h24 e ficou 16min em campo. Ele viu o time de Mano jogar em sua função: Neymar, duas vezes, e Robinho deram assistências preciosas. O ex-atacante desperdiçou todas. Não fez o gol prometido em seu 105º e último jogo pelo Brasil e parou sua conta com 67 gols.

“Desculpe, tive três chances e não consegui fazer o gol nesses meus 15 minutos finais. Seria minha retribuição por tudo que vocês fizeram por mim. Muito obrigado”, disse ele, ainda no campo. Mesmo sem estufar as redes, Ronaldo teve o nome gritado pela torcida antes, durante e depois da participação relâmpago.

O time de Mano, por sua vez, prestou duas reverências ao camisa 9. Com a bola rolando, criou as três oportunidades de gol. Na saída para o intervalo, brasileiros e romenos fizeram um corredor humano para Ronaldo deixar o gramado. E o gol anotado no primeiro tempo colaborou para o clima ameno.

Gol anotado justamente por um coadjuvante de Ronaldo. Fred fez 1 a 0 para o Brasil aos 21min, aproveitando ótimo passe de Neymar. Nove minutos depois, o atacante do Fluminense, com a camisa 19, deu lugar a Ronaldo, o astro da noite. Fred saudou o companheiro de ataque na Copa de 2006 mostrando respeito. O gol o deixara mais à vontade.

RONALDO PERDE GOLS; FRED MARCA

No segundo tempo, contudo, a seleção diminuiu o ritmo. Sem festa e sem Ronaldo, o Brasil tentou retomar a pegada do começo do jogo e não conseguiu. Melhor jogador antes do intervalo, Neymar tentou chamar a responsabilidade. Lucas entrou no lugar de Robinho, vaiado, e tentou ajudar na armação. O problema maior foi nas finalizações.

A irritação, então, passou a dominar parte da torcida. Muitos começaram a ir embora quando restavam mais de dez minutos de jogo. Lucas até amenizou um pouco o cenário negativo com suas jogadas individuais, mas foi pouco para agradar o público paulistano. O único a conseguir tal proeza foi Ronaldo.

 

O QUE MARCOU O JOGO

De costasRomeno x RonaldoPedido por Lucas
Quando Ronaldo se aquecia no vestiário, boa parte dos torcedores do tobogã ficou de costas para o campo durante o 1º tempo para ver o Fenômeno pelo telão.Tatarusanu. Esse é o nome do goleiro romeno que impediu o gol de Ronaldo em sua despedida. Ele fez duas defesas. Na outra chance, viu o ex-atacante errar feio.No segundo tempo, o são-paulino Lucas teve o nome gritado pela torcida ao menos três vezes. Mano atendeu o pedido e o colocou no lugar de Robinho, vaiado quando saiu.

 

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
SEGUNDO TEMPO
20min - Quase! Maicon faz boa jogada pela direita e cruza para Robinho, que domina e chuta para fora.7min - Após calcanhar - Neymar pega sobra na defesa romena e toca de calcanhar para André Santos, que chuta prensado, para fora.
21min - GOOOLLLL DO BRASIL!!! Neymar dribla o goleiro pela esquerda e cruza para Fred só empurrar para as redes.17min - Jadson fura cruzamento de Lúcio, mas Nilmar não: ele bate girado e o goleiro faz a defesa.
24min - No travessão! Muresan cobra falta perigosa e dá um susto em Victor.18min - Por pouco! Jadson enfia na direita para Neymar. Dentro da área, o santista bate rasteiro, mas o goleiro defende.
35min - Quase Ronaldo! Ronaldo tabela com Neymar e chuta já da pequena área, mas sobre o goleiro Tatarusanu.36min - Uhh! Luisão lança Nilmar na direita da área, ele chuta cruzado de primeira, mas manda para fora, com muito perigo.
39min - Fenômeno de novo! Desta vez Ronaldo recebe de Robinho, sem marcação, mas pega muito mal e chuta sobre o travessão.41min - Susto! Torje chuta da entrada da área e Victor faz dificil defesa para impedir o empate em pleno Pacaembu.

 

FICHA TÉCNICA

BRASIL
Victor; Maicon, Lúcio (Luisão), David Luiz e André Santos; Sandro (Lucas Leiva), Elias e Jadson; Robinho (Lucas), Neymar (Thiago Neves) e Fred (Ronaldo) (Nilmar)
Técnico: Mano Menezes
ROMÊNIA
Tatarusanu(Pantillimon); Gardos, Papp, Rapa e Bourceanu (Giurgiu); Muresan, Torje, Latovlevici e Sanmartean (Alexe); Surdu (Tanase) e Marica
Técnico: Stefan Iovan
Gol:
Fred, aos 21min do primeiro tempo
Cartões amarelos
Muresan (ROM)
Público e renda
30.509 pagantes e R$ 4.357.705,00