Topo

Conmebol teme que vulcão prejudique viagem de seleções para Copa América

Do UOL Esporte*

Em São Paulo

13/06/2011 18h20

Além de buscar uma solução para a realização do primeiro jogo da final da Copa Libertadores, entre Peñarol e Santos, no Uruguai, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) já demonstra preocupação em relação à Copa América, cuja sede é a Argentina.

O secretário executivo da entidade, Francisco Figueiredo, admitiu apreensão pelos voos cancelados no sul do continente por causa das cinzas do vulcão Puyehue.

“Nossa preocupação aumenta porque a nuvem de cinzas do vulcão estacionou sobre Buenos Aires e as cercanias de Montevidéu, não permitindo a saída e nem a chegada de aviões”, declarou Figueiredo, em entrevista à rádio Primero de Marzo, de Assunção.

Uma alternativa considerada pela Conmebol seria ordenar que as seleções viajassem para o aeroporto de Assunção. Da capital paraguaia, o caminho até as cidades-sedes (La Plata, Córdoba, Santa Fé, Salta, Mendoza, entre outras) da Copa América pode ser percorrido de ônibus.

As decolagens e partidas nos dois aeroportos de Buenos Aires estão canceladas . É a terceira vez em uma semana que as cinzas vulcânicas param as operações nos aeroportos de Ezeiza (na região metropolitana de Buenos Aires) e no Aeroparque (na região central). O aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, também está fechado desde a noite do último domingo.

A delegação brasileira, comandada pelo técnico Mano Menezes, tem viagem agendada para Buenos Aires no dia 21 de junho. O torneio continental começa em 1º de julho.

*Com agências internacionais