Topo

COI abre investigação contra João Havelange por suspeita de suborno, diz rádio

Presidente de honra da Fifa, Havelange será investigado pelo COI por suposto suborno - Antonio Scorza/AFP
Presidente de honra da Fifa, Havelange será investigado pelo COI por suposto suborno Imagem: Antonio Scorza/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

14/06/2011 11h19

Acusado de ter recebido propina da ISL, empresa aliada da Fifa, durante a década de 1990, João Havelange está na mira do Comitê Olímpico Internacional (COI), segundo a rádio Estadão/ESPN. A entidade teria confirmado, nesta terça-feira, que vai abrir uma investigação contra o cartola brasileiro para apurar as denúncias contra o ex-presidente da Fifa.

O UOL Esporte questionou a assessoria de imprensa do COI, mas ainda não recebeu resposta sobre o assunto. João Havelange é membro da entidade e tem direito a voto em questões importantes como, por exemplo, a escolha das sedes dos Jogos Olímpicos.

Há cerca de um mês, o programa Panorama, da BBC, denunciou João Havelange e Ricardo Teixeira, presidente da CBF. Os dois teriam recebido propina da ISL, que à época negociava direitos de transmissão dos eventos da Fifa.

A justiça suíça teria identificado as remessas recebidas pelos cartolas e eles foram obrigados a devolver o dinheiro. A pressão dos advogados da Fifa, no entanto, teria impedido a divulgação dos nomes dos cartolas envolvidos.

VEJA O COMENTÁRIO DO JUCA KFOURI

Será engraçado reler as laudatórias biografias feitas sobre a vida do chefe dos chefes, paradigma dos Teixeiras e Nuzmans espalhados pelo país, assim como rever bajulatórias entrevistas com ele.

Segundo a rádio Estadão/ESPN, o COI já pediu informações à TV britânica BBC, autora das denúncias contra Havelange. A corte de Zug, município da Suíça onde a ISL foi declarada falida, também foi consultada.

A investigação do COI será conduzida pelo seu Comitê de Ética, que é independente da entidade. Ricardo Teixeira não foi incluído na investigação por não ser membro do COI.