Topo

Justiça ordena prisão imediata de Edmundo por acidente em 1995

Juiz negou a alegação de prescrição, que impedia a prisão de Edmundo pelo acidente - Zulmair Rocha/Folhapress
Juiz negou a alegação de prescrição, que impedia a prisão de Edmundo pelo acidente Imagem: Zulmair Rocha/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

14/06/2011 19h04

O ex-jogador Edmundo tem um sério problema para ser resolvido na Justiça. Nesta terça-feira à tarde, o juiz Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, expediu o mandado de prisão do comentarista da Bandeirantes devido ao acidente de carro causado pelo ex-atleta em 1995, que resultou em três mortes.

EDMUNDO IRÁ ESPERAR EM CASA

  • patricia Santos/Folha Imagem

    Segundo o advogado do ex-jogador, Arthur Lavigne, o seu cliente não vai se apresentar e vai entrar com um habeas corpus logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira.

A assessoria de imprensa do "Animal" disse que não tinha mais informações e que havia sido informada pela própria reportagem do UOL Esporte. "Fiquei sabendo por vocês, não consigo falar com o Edmundo", afirmou o assessor do comentarista, Luciano Signorini.

Já a assessoria da Bandeirantes relatou que ainda não se pronunciará sobre o caso. Porém, deve soltar um comunicado oficial sobre o assunto ainda nesta terça.

Em nota emitida no Portal Judiciário do Rio de Janeiro, foi revelado que o juiz negou a alegação de prescrição, que impedia a prisão do vascaíno, e determinou que o novo mandado fosse formulado.

De acordo com o Tribunal de Justiça, "ainda não ocorreu o lapso temporal exigido pela lei" para determinar a prescrição.

Na verdade, Edmundo já havia sido condenado a quatro anos e meio de prisão em 1999, em regime semi-aberto, mas ainda respondia em liberdade. O acidente ocorreu na Lagoa, zona sul do Rio, na madrugada do dia 2 de dezembro de 1995.

AS POLÊMICAS DO ANIMAL

1993
Após se destacar no Vasco, Edmundo é negociado com o Palmeiras. Na época, Eurico Miranda criticou seu temperamento e disse: "Nos livramos de um problema".
1995
Durante sua passagem apagada pelo Flamengo, um de seus momentos mais marcantes foi a troca de tapas com Zandoná, do Vélez Sarsfield, na Supercopa Libertadores daquele ano.
1995
Naquele mesmo ano, Edmundo se envolveria em seu maior problrma extra-campo: um grave acidente que causou a morte de três pessoas no Rio. Anos depois, ele chegou a passar a noite na cadeia por ter sido condenado por homicídio culposo.
1999
Durante uma festa de aniversário do seu filho, Edmundo foi acusado de dar bebidas alcoólicas para animais de circo. Alvo de ataques de conservacionistas, o jogador disse que foi só guaraná.
2011
Filho de Edmundo com Cristina Mortagua, Alexandre foi parar na delegacia acusando a mãe de agressão. Foi o mesmo Alexandre que causou polêmica ao posar em um ensaio sensual ao lado da mãe.

A batida de carro resultou nas mortes de Joana Maria Martins Couto, Carlos Frederico Britis Tinoco e Alessandra Cristini Pericier Perrota. Ainda ficaram feridas Roberta Rodrigues de Barros Campos, Débora Ferreira da Silva e Natascha Marinho Ketzer.

Na noite do acidente, Edmundo estava em seu carro com mais quatro amigas antes de bater no Uno. Uma das companheiras do ex-atleta morreu na tragédia (Joana), assim como dois dos passageiros do outro veículo (Carlos e Alessandra).

A polícia concluiu que Edmundo estava dirigindo em alta velocidade no momento da batida, e o jogador foi acusado de triplo homicídio culposo. O atleta chegou a alegar que havia sido fechado pelo Uno, mas foi condenado mesmo assim.

Os advogados do “Animal” ainda conseguiram sua liberdade provisória e depois ele foi liberado graças a uma liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ).