Topo

Edmundo é levado para cela após passar madrugada em sala de delegacia

Edmundo é encaminhado para cela onde aguarda a transferência para o Rio de Janeiro - Zanone Fraissat/Folhapress
Edmundo é encaminhado para cela onde aguarda a transferência para o Rio de Janeiro Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

Maurício Duarte

Em São Paulo

16/06/2011 09h01

Preso desde a madrugada desta quinta-feira pela terceira delegacia seccional oeste e levado ao 14º Distrito Policial em Pinheiros, São Paulo, o ex-jogador Edmundo foi transferido para uma das quatro celas do local depois passar por todos os tramites e assinar os documentos do mandado de prisão.

COMO FOI A PRISÃO

Edmundo estava em um flat no bairro do Itaim Bibi e recebeu ordem de prisão na porta do seu apartamento. A polícia recebeu uma denúncia anônima na noite desta quarta e foi auxiliada pelo recepcionista e pelo segurança do flat até chegar ao ex-jogador no prédio que fica na rua Amauri.

O ex-jogador foi transferido sem algemas e vai ficar sozinho na cela. Ele está acompanhado de um advogado e um amigo, que não foi identificado. Edmundo passou sem falar com ninguém e com a cabeça baixa no momento da transferência. A cela onde ele está  tem 2,5 m por 2,5 m, tem uma fossa de louça, nem vaso sanitário e tem uma cama de concreto, sem colchão.

Edmundo foi preso na madrugada desta quinta-feira após uma denúncia anônima que informou que ele estava em um flat de sua propriedade na rua Amauri, zona oeste de São Paulo. Ele era procurado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro desde terça-feira, quando o juiz Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo ordenou a prisão por conta de um acidente de carro na Lagoa Rodrigo de Freitas na madrugada de 2 de dezembro de 1995.

O ex-atleta já havia sido condenado a quatro anos e meio de prisão em 1999, em regime semi-aberto, mas ainda respondia em liberdade. A batida de carro resultou nas mortes de Joana Maria Martins Couto, Carlos Frederico Britis Tinoco e Alessandra Cristini Pericier Perrota. Ainda ficaram feridas Roberta Rodrigues de Barros Campos, Débora Ferreira da Silva e Natascha Marinho Ketzer.

O delegado Eduardo Castanheira afirmou que o ex-jogador deve ser transferido para o Rio de Janeiro ainda nesta quinta-feira, já que ele é um preso da Justiça do Rio. Quem deve buscar o ex-atleta é a Polinter do Rio, mas ainda não se sabe se ele será transportado em avião ou viatura.

Embora seja prevista para hoje a transferência do ex-jogador, não existe um prazo para isso acontecer. Se atrasarem demais e os advogados conseguirem um contra-mandado, Edmundo pode sair da prisão, embora isso seja difícil de ocorrer. Caso ele não seja transferido para o Rio, deverá ser levado a um CDP e passar a noite desta quinta-feira na cadeia.

Edmundo chegou ao Distrito Policial por volta de 1h da madrugada desta quinta-feira e não dormiu. Segundo o delegado, ele está cabisbaixo, quieto, mas resignado, pois esperava que seria pego e não teria como se esconder. No momento da prisão, os policiais tocaram a campainha do flat, ele atendeu bem calmo, não se mostrou muito surpreso e no momento em que foi efetuada a prisão o delegado lhe autorizou para se comunicar com os familiares e advogados, além de tomar banho e trocar de roupas antes da ida à delegacia.

O ex-jogador não recebeu nenhuma visita de seus familiares, que estão no Rio de Janeiro e apenas um advogado do grupo de advocacia que trabalha para ele compareceu ao DP. Desconhecido de Edmundo, o advogado levou água e chocolate para o ex-atleta. O delegado afirmou que ele não estava fugindo, uma vez que o local onde foi preso é de sua propriedade.

“O flat é dele, então ele não estava fugindo. Ele costuma ficar lá quando está trabalhando em São Paulo", explicou o delegado.

PRISÃO DE EDMUNDO DIVIDE PAULISTANOS

AS POLÊMICAS DO ANIMAL

1993
Após se destacar no Vasco, Edmundo é negociado com o Palmeiras. Na época, Eurico Miranda criticou seu temperamento e disse: "Nos livramos de um problema".
1995
Durante sua passagem apagada pelo Flamengo, um de seus momentos mais marcantes foi a troca de tapas com Zandoná, do Vélez Sarsfield, na Supercopa Libertadores daquele ano.
1995
Naquele mesmo ano, Edmundo se envolveria em seu maior problema extra-campo: um grave acidente que causou a morte de três pessoas no Rio. Anos depois, ele chegou a passar a noite na cadeia por ter sido condenado por homicídio culposo.
1999
Durante uma festa de aniversário do seu filho, Edmundo foi acusado de dar bebidas alcoólicas para animais de circo. Alvo de ataques de conservacionistas, o jogador disse que foi só guaraná.
2011
Filho de Edmundo com Cristina Mortagua, Alexandre foi parar na delegacia acusando a mãe de agressão. Foi o mesmo Alexandre que causou polêmica ao posar em um ensaio sensual ao lado da mãe.