• ENTRE
Topo

Palco de alegrias e tristezas, Maracanã completa 61 anos de história

Com o Maracanã em obras, turistas podem visitar o estádio ocupando o sexto andar - Júlio César Guimarães/UOL
Com o Maracanã em obras, turistas podem visitar o estádio ocupando o sexto andar Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

16/06/2011 07h08

Um dos principais palcos do futebol brasileiro e mundial completa 61 anos nesta quinta-feira. Em obras para a Copa das Confederações de 2013 e Mundial de 2014, o estádio está fechado para jogos, mas aberto, mesmo longe das condições ideais, para visitação.

SANTOS + PELÉ = MARACANÃ

João Henrique Marques/UOL
Mesmo sendo um clube de São Paulo, o Santos, na época de Pelé (foto), já teve como sua "casa" o Maracanã. Isso aconteceu nas finais da Libertadores de 1963, contra o Boca Juniors-ARG, e nos Mundiais de 1962, contra o Bnefica-POR, e 1963, diante do Milan-ITA. Contra os italianos, o título foi conquistado no estádio carioca

Turistas e moradores poderão acompanhar o andamento das obras do sexto andar, na Torre de Vidro, inclusive à noite. Para o local foram transferidas a Calçada da Fama, as estátuas de Zico e João Saldanha (jornalista) e os bustos de Garrincha e Mario Filho (jornalista que leva o nome do estádio).

Além disso, durante a visita, as pessoas poderão ver uma maquete de como ficará o estádio depois da reforma. O turista também pode fotografar as obras através do vidro, lanchar na cafeteria e comprar um souvenir na lojinha.

A partir desta quinta-feira e até domingo, em função dos 61 anos do Maracanã, a entrada para visitação será gratuita, com o estádio abrindo às 14h.

No dia do aniversário, a partir das 10h, será feita uma benção e o Padre Omar abençoará também a escada usada por João Paulo II, quando ele esteve no estádio. Um bolo para convidados marcará a comemoração pelos 61 anos.

Mais de meio século de muita história

Mesmo fechado e com poucos atrativos neste momento para os turistas, o Maracanã tem uma história rica. Sua inauguração foi em 16 de junho de 1950, na vitória da seleção de São Paulo sobre a do Rio de Janeiro por 3 a 1. O primeiro jogo oficial, entretanto, aconteceu oito dias depois, quando o Brasil derrotou o México por 4 a 0, já válido pela Copa do Mundo.

ALGUNS TÍTULOS DOS CARIOCAS NO MARACANÃ CONTRA EQUIPES DE FORA

Botafogo: Brasileiro de 1968 sobre o Fortaleza; Copa Conmebol de 1994 sobre o Peñarol-URU; Torneio Rio-São Paulo de 1998 sobre o São Paulo
Flamengo: Brasileiro de 1980 sobre o Atlético-MG; Brasileiro de 1983 sobre o Santos; Brasileiro de 1987 sobre o Internacional; Brasileiro de 2009 sobre o Grêmio (pontos corridos)
Fluminense: Brasileiro de 1970 sobre o Atlético-MG (quadrangular final); Copa Rio de 1952 sobre o Corinthians
Vasco: Brasileiro de 1974 sobre o Cruzeiro; Brasileiro de 1997 sobre o Palmeiras; Brasileiro de 2000 sobre o São Caetano (final disputada em 2001)

Nesta mesma competição, a primeira e, talvez, a grande decepção da seleção nos 61 anos de Maracanã. Um mês depois da inauguração do estádio, o Brasil perdeu para o Uruguai, de virada, por 2 a 1, e amargou o vice-campeonato mundial. O jogo ficou conhecido como Maracanazo.

ALGUMAS FESTAS DOS "OUTROS" SOBRE OS CARIOCAS DENTRO DO MARACANÃ

Santo André: Campeão da Copa do Brasil de 2004 sobre o Flamengo
Grêmio: Campeão da Copa do Brasil de 1997 sobre o Flamengo
Juventude: Campeão da Copa do Brasil de 1999 sobre o Botafogo
Corinthians: Campeão do Mundial de Clubes de 2000 sobre o Vasco
LDU-EQU: Campeã da Copa Libertadores da América de 2008 sobre o Fluminense
Coritiba: Campeão brasileiro de 1985 sobre o Bangu

Além da seleção brasileira, o Maracanã se transformou, principalmente, na casa do futebol do Rio de Janeiro com Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. América e Bangu usaram bem o estádio até o fim da década de 80.

Os seis principais times do Rio de Janeiro já tiveram sucessos e decepções no Maracanã, com conquistas e perdas de campeonatos brasileiros, vices de Copa do Brasil, Mundial da Fifa e também da Copa Libertadores da América.

A última partida no Maracanã foi realizada no dia 5 de setembro de 2010, no empate em 0 a 0 entre Flamengo e Santos. O jogo encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade