Topo

Barbeiro de Pelé conhece idealizador de corte de Neymar e diz que mudaria moicano

Didi (esq.), barbeiro de Pelé, encontra Cosme, responsável pelo moicano de Neymar - Bruno Freitas/UOL Esporte
Didi (esq.), barbeiro de Pelé, encontra Cosme, responsável pelo moicano de Neymar Imagem: Bruno Freitas/UOL Esporte

Bruno Freitas e João Henrique Marques

Em Santos

18/06/2011 07h00

A reportagem do UOL Esporte promoveu na última sexta-feira um encontro entre dois nomes que, de alguma forma, participam e já participaram da história do Santos, nos bastidores da vida de dois grandes ídolos do clube, um histórico e o outro da nova geração. Barbeiro de Pelé desde 1956, Didi recebeu em seu salão o colega de profissão Cosme, o responsável pelo internacionalmente famoso corte moicano de Neymar.

O encontro aconteceu no salão que Didi mantém desde a década de 50 bem na frente da Vila Belmiro. Aos 71 anos, o barbeiro de Pelé apertou a mão do homem que assina o corte de cabelo mais comentado do Brasil. Os dois trocaram elogios e reverências.

Bem mais novo, com 27 anos, Cosme ouviu elogios sobre seu moicano e também algumas curiosidades a respeito da produção do igualmente famoso topete de Pelé.

VEJA O ENCONTRO ENTRE OS BARBEIROS

BARBEIRO DE PELÉ MUDARIA VISUAL NEYMAR

Apesar de elogiar a técnica do jovem colega de profissão, Didi afirma que gostaria da oportunidade de mudar o visual de Neymar. O barbeiro de Pelé diz que adotaria um corte que batiza de "moda" para o garoto santista.

"Chamo ele de moda. É um corte dégradé, de um jeito em que você deixa tudo meio uniforme. O cara só passa a mão e não precisa de pente", afirma Didi, sem detalhes elucidativos.

Mas se o barbeiro de Pelé imagina mudanças capilares em Neymar, o próprio Rei manifestou gostar do moicano. Nesta semana, o Rei visitou um treino do Santos levando uma foto dos tempos de exército, reivindicando com bom humor ter lançado o estilo com as laterais raspadas.

BARBEIROS DOS CRAQUES: FICHA TÉCNICA DE DIDI E COSME

Nome: João Araújo (Didi)Nome: Cosme Salles
Idade: 71 anosIdade: 27 anos
Preço do corte: R$ 20,00Preço do corte: R$ 12,00
Parceria com Pelé: Desde 1956Parceria com Neymar: 2003
Clientes ilustres: Pelé, Joshua (filho do Rei), Pepe, Coutinho, Abel e DorvalClientes ilustres: Neymar, Pará, Jonathan, Bruno Aguiar, Léo, Alan Patrick e Dracena
Especialidade: Corte baixo e topeteEspecialidade: Arrepiado e Moicano
Onde: Na frente da Vila BelmiroOnde: Próximo ao CT do Santos

DEZ MOICANOS POR DIA

Sem Didi como um entusiasta, o moicano de Neymar começou tímido, mas cresceu e atingiu a sua fase mais extrema recentemente, como uma espécie de crina dourada exibida no primeiro jogo da final da Libertadores na última quarta. Paralelamente a esta evolução, Cosme diz que o sucesso de sua criação tem tornado sua vida cada vez agitada.

"Faço de dez a 12 moicanos por dia", conta Cosme, que corta no salão de seu tio e poucas quadras do Centro de Treinamento do Santos, além de atender uma legião de jogadores do time no CT.

O estilista de cabelo de Neymar revela ainda que fechou uma parceria com o Santos para cortar cabelos moicanos de segunda à quarta na sede do clube.

CONHEÇA O FUNK "ESTILO NEYMAR"

Neymar entrou em contato com as tesouras de Cosme quando tinha 11 anos e não abandonou mais o barbeiro, que hoje também frequenta o círculo mais íntimo de amigos do craque.

A amizade é manifestada até em forma de música, pois o barbeiro compôs um funk em homenagem ao ídolo - e Neymar ajudou da criação da letra (vídeo ao lado).

Por enquanto mais famoso na tesoura do que na música, Cosme reivindica a autoria do corte que hoje faz a cabeça de tantos jovens no país. "Fiz o moicano primeiro em mim para ver como ficava. Depois mostrei para ele. Fui a cobaia", relata.

FILHO DE PELÉ ESCAPA DE MODA NEYMAR

Do salão decorado ostensivamente com imagens de Pelé, Didi relata receber o Rei em seu espaço desde 1956, quando o mito do futebol sentou pela primeira vez em sua cadeira com a demanda de sair de lá com um topete de respeito, apontado para o alto.

A fidelidade de Pelé com as tesouras de Didi é tamanha que o barbeiro viaja de vez em quando ao encontro do ídolo. Recentemente o veterano barbeiro também ganhou mais um cliente da família Nascimento.

"O Pelé trouxe o Joshua aqui para cortar. Vai passar a cortar comigo agora", afirma o barbeiro, em menção ao filho mais novo do maior jogador do Santos.

O encontro da última sexta-feira entre os dois barbeiros foi breve, com pouco menos de 30 minutos. A movimentação na porta da Vila Belmiro chamou a atenção de uma equipe de filmagem que prepara um documentário sobre o centenário do Santos, que acontece em 2012. No fim, nos poucos instantes reservados, Didi e Cosme trocam afagos e se despedem. O barbeiro mais jovem deixa o local animado e com a promessa de contar tudo ao amigo Neymar, enquanto o mais velho retoma a rotina pacata na frente do estádio.