Topo

"O tal de Tite não escala a base para cuidar do emprego dele", acusa Rincón

Rincón fala com Vampeta antes de partida pelo Flamengo de Guarulhos - Ricardo Nogueira/Folhapress
Rincón fala com Vampeta antes de partida pelo Flamengo de Guarulhos Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Renan Prates

Em São Paulo *

21/06/2011 12h00

Ele trabalhou até março deste ano como técnico da base do Corinthians (sub-23, que defendeu o Flamengo de Guarulhos na Série A-3 deste ano), e saiu irritado de lá por ter sido demitido sem explicação aparente. O colombiano Freddy Rincón conversou com o UOL Esporte e detonou o setor. Em suas críticas, sobrou até para o treinador do profissional, que segundo ele tem seus motivos para não escalar nenhum garoto da atual base no time.

JOVENS SOFREM COM ESTRUTURA

  • Renan Prates/UOL

    Despejados de Itaquera pelo sonho do estádio próprio, jovens do Corinthians enfrentam uma rotina que não combina com quem acaba de levantar o bi mundial Sub-17. Os garotos tropeçam diariamente numa estrutura precária, na falta de higiene e sofrem até com micoses provocadas pelas más condições, de acordo com relatos ouvidos pelo UOL Esporte. Pais e ex-funcionários famosos, como Rincón e Wilson Mano, fazem as críticas.

“Esse tal de Tite quer cuidar do trabalho dele, por isso falam e ele faz. Como você vai falar para esses meninos terem a esperança de jogar?”, questionou Rincón, que foi ainda além na sua explanação. “Não adianta sair jogador bom, não vão colocar. O tal de Tite está lá cuidando do emprego dele, não vai fazer isso. Falam para ele não colocar menino da base”.

Diante das declarações de Rincón, a reportagem entrou em contato com o técnico Tite para se pronunciar sobre o assunto. Via assessoria de imprensa, o treinador emitiu a seguinte resposta, reproduzida na íntegra.

“Desconheço de onde ele tirou subsídios que o levaram a chegar a essa conclusão equivocada. Em meu histórico profissional sempre me pautei por revelar vários jogadores oriundos das categorias de base dos clubes por onde passei. O próprio Rincón foi testemunha em 2004, quando trabalhou comigo no Corinthians, e me viu colocar para jogar atletas como Jô, Abuda, Betão, Coelho, Wendel, Bobô, Fabio Ferreira, Fininho, Rosinei, todos da base e com eles saímos da zona de rebaixamento para o quinto lugar no Brasileirão. Isso sem contar outros jogadores que dei chance e se firmaram, tais como Sandro e Taison, no Inter, David e Michael, no Palmeiras, Bruno, Lima, Leandro Castan e Ramon, no Atlético-MG, entre tantos outros”.

Confira a conversa com Rincón na íntegra:

UOL Esporte: Você falou em sacanagem lá na base do Corinthians. Poderia explicar melhor o que aconteceu?
Rincón: Vampeta saiu por que? Pelo Marcelinho Paulista [atual coordenador das categorias de base]. Saí por que? Marcelinho também. Foi safadeza dele. É desse jeito que está funcionando a base.

PROBLEMAS NA BASE

Lá tem bons jogadores, bons meninos, que precisam de uma estrutura melhor. Se esses meninos tivessem opção de trabalhar com coisa boa, com certeza não ficariam no Corinthians. É difícil melhorar a qualidade dos jogadores treinando em um campo que não dá desenvoltura

UOL Esporte: Mas o que o Marcelinho fez?
Rincón:
Eu achei que ele era meu amigo, mas amigo não te sacaneia. Ele articulou para a minha saída, porque não deixava ele se meter no meu trabalho.

Resposta de Marcelinho Paulista: “Esse assunto para mim foi sanado, não decido nada no Corinthians, sou coordenador. O Rincón era técnico da sub-23, uma equipe já semi-profissional que nem era da minha competência mais. Houve alguns comentários, ele colocou aquilo que achava. Não tenho nada para falar, é vida que segue e o próprio futebol se encaminha”.

UOL Esporte: Ouvimos relatos de que as condições para os garotos da base não são boas. O fato é que treinam divididos. Isso acabou respingando no seu trabalho?
Rincón: Até eu peguei lá micose quando estava treinando esses meninos. Eles estão reclamando porque têm razão, não tem essa tranquilidade. As toalhas que eles se limpam são todas mal lavadas. Lá é problema. A base do Corinthians não é aquilo que se vê. Tem problema sim.

UOL Esporte: A atual gestão do amador se caracterizou por contratar jogadores, mesmo com bons talentos na base. Sabe o por que dessa pratica?
Rincón: Vou falar para você, ele não entende nada de futebol [Fernando Alba – diretor da base corintiana]. É difícil entender como um cara que não sabe futebol pode ser diretor da base, por isso é aonde está indo. Ele precisa de outro safado como o Marcelinho poder ser diretor do Corinthians. Ele não sabe para onde vai, a culpa não é dele. O que entende um cara das piscinas do negócio de futebol? [NR: Alba comandava os esportes aquáticos do clube] Ele está perdido. Você vai fazer a entrevista e ele vai fugir de você, pois não sabe que está fazendo.

Resposta de Alba: "Eu sou o principal culpado por ter contratado o Rincón. Achei que daria certo e não deu. Agora não vou ficar batendo boca com ele. Contratei 14 jogadores indicados por ele e o time não ganhava”.

PRESIDENTE CIENTE

O Andrés sabe de tudo que acontece lá

UOL Esporte: Você acha que o presidente Andrés Sanchez tem conhecimento destes problemas?
Rincón:
O Andrés sabe de tudo que acontece lá.

UOL Esporte: Hoje o Tite não coloca ninguém da base atual para jogar. Acha que isso pode ser reflexo de um problema no setor?
Rincón: Esse tal de Tite quer cuidar do trabalho dele, por isso falam e ele faz. Como você vai falar para esses meninos terem a esperança de jogar? Vocês tiram as suas conclusões.

Lá tem bons jogadores, bons meninos, que precisam de uma estrutura melhor. Se esses meninos tivessem opção de trabalhar com coisa boa, com certeza não ficariam no Corinthians. É difícil melhorar a qualidade dos jogadores treinando em um campo que não dá desenvoltura. Na questão técnica, os meninos do Santos estão muito mais na frente. Se em Itaquera já era ruim, imagina agora.

Não adianta sair jogador bom, não vão colocar. O tal de Tite está lá cuidando do emprego dele, não vai fazer isso. Falam para ele não colocar menino da base.

MESMO COM ESTRUTURA RUIM, CORINTHIANS CONQUISTA TÍTULOS

Campeão Mundial sub-17 em 2010 e 2011
Campeão Paulista sub-15 em 2010
Campeão Copa SP de 2009

UOL Esporte: Por que você acha que seu trabalho em Guarulhos não deu certo? O time estava mal na tabela.
Rincón:
Quase pedi pelo amor de Deus, me dê jogadores, e não contrataram. No dia seguinte da minha saída, contrataram.

Tinha falado para os próprios jogadores: os times que estão lá em cima vão começar a cair. Se contratarem, a gente vai chegar. Lógico que não contrataram para falar que o Rincón não fez nada. Claro, não deram jogadores. Não tenho nada contra ele, mas pedi cinco jogadores no valor do Adãozinho, e me trouxeram ele.

UOL Esporte: Rincón, vou publicar tudo o que você está dizendo
Rincón:
Pode publicar. Estão fazendo do jeito deles. Uma hora se descobre tudo, isso não dura para sempre. Vocês mesmo vão levantar, vão ficar sabendo, alguém vai sair reclamando. Não sou eu que vou ficar tirando os podres que tem lá dentro, eles vão se entregar. A ânsia pelo dinheiro e pelo poder é maior do que o amor pelo Corinthians, amor pelo profissionalismo.

* Colaborou Luiza Oliveira e Ricardo Perrone