Topo

Renato mostra lado diretor, busca atletas e promete reforços no Grêmio

Renato Gaúcho reunido com os dirigentes Antônio Vicente Martins e César Cidade Dias - Tárlis Schneider/Agência Freelancer
Renato Gaúcho reunido com os dirigentes Antônio Vicente Martins e César Cidade Dias Imagem: Tárlis Schneider/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

21/06/2011 17h55

O Grêmio procura reforços para aumentar a qualidade do time. Direção e comando técnico não escondem que o grupo atual é insuficiente, principalmente no ataque. Em entrevista coletiva nesta terça-feira, Renato Gaúcho admitiu ter entregue uma lista de reforços para a direção do clube. Não bastasse isso, o técnico acumula o lado diretor e participa diretamente das contratações, até telefonando para os jogadores. Segundo ele, novidades aparecerão até quinta-feira.

"Estou aqui desde as 8 da manhã. Não fui para campo, como vocês [imprensa] viram. Fiquei o dia todo reunido com a direção, fizemos uma lista de reforços, e alguns contatos. Não vou falar os nomes. Eu coloquei o que é necessário, e vamos ter novidades até quinta-feira. Hoje tirei o dia para conversar com a diretoria", explicou Renato Gaúcho.

Um zagueiro e um atacante são os pretendidos. O objetivo é jogadores experientes, para aumentar a média de idade dos atletas. "Não é um ultimato para a direção, é uma necessidade do time. Não dá mais para esperar, tem que trazer jogadores, e vão trazer. Está difícil, mas é assim para todo mundo. O Grêmio, com este grupo, fica entre os 10 primeiros. Mas eu penso como torcedor, não vou me contentar com isso. Quero é brigar por coisas maiores. Só que não podemos deixar os times da frente se distanciarem. Até quinta alguns nomes serão divulgados", comentou Renato.

Nos últimos dias, Cañete, do Universidad Católica, do Chile, e outros jogadores foram especulados no Olímpico. No entanto, Renato Gaúcho deixa claro que a imprensa não está perto de descobrir quais contratações serão feitas.

"Os nomes que a gente quer são nossos, sigilosos, não saem do vestiário. As vezes alguns arriscam e acertam, mas esses tem que saído [na mídia] não estão na nossa lista", comentou.  

A estratégia do comandante de campo vai desde contatos por telefone até a apuração da ficha do jogador dentro e fora de campo. Ele diz entregar tudo pronto para a direção acertar os valores e anunciar os reforços. Ou seja, Renato, além de comandar o time, trabalha como cartola na hora de reforçar o clube.

"Eu procuro saber se o jogador tem interesse de jogar no Grêmio. Depois levanto a ficha dele, vida fora de campo, depois dou as coisas mastigadinhas para a diretoria. O dinheiro é com eles. Se tiver alguma dificuldade eu ligo pessoalmente para o jogador. As vezes até tento forçar a barra. Em todos os times que estive foi assim, é meu jeito. Aqui no Grêmio já ajudei muitas contratações", finalizou.

De fato, Renato Gaúcho não esteve no campo nesta terça-feira. Mesmo assim, o Grêmio trabalhou em dois turnos. Ambas as atividades foram físicas. Nesta quarta-feira, o time tricolor faz jogo-treino contra o Juventude no campo suplementar do Olímpico. O próximo compromisso oficial será no domingo, às 16h (horário de Brasília), no Engenhão, pela sexta rodada do Brasileirão, contra o Botafogo.