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Propaganda que transformou Corinthians em país ganha prêmio em Cannes

Gravura feita pelo Corinthians mostra Ronaldo, Defederico, B. César, Dentinho e outros - Divulgação
Gravura feita pelo Corinthians mostra Ronaldo, Defederico, B. César, Dentinho e outros Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/06/2011 09h44

A campanha que transformou o Corinthians em um país (República Popular do Corinthians) foi premiada no principal festival de publicidade do mundo. A ação da agência F/Nazca S&S para a Nike, patrocinadora do clube, ganhou um leão de bronze em Cannes, na França, na categoria mídia.

A notícia foi comemorada pelo Corinthians com uma nota oficial em seu site. Antes da premiação em Cannes, a ação já havia sido lembrada em três outros prêmios importantes (dois Clio Awards e um Blue Wave).

A ideia foi lançada no fim de agosto do ano passado, pouco antes do aniversário de cem anos do clube. O Corinthians criou passaporte, preparou vídeos e explorou a marca de seus jogadores mais famosos para vender a ideia de que tinha se tornado um país.

À época, a ação foi tratada com enorme sigilo pelo clube e sua patrocinadora, que também usaram as redes sociais para espalhar a ideia vendida na ação.

Até a relação de Andrés Sanchez, amigo pessoal do ex-presidente Lula, foi explorada na ocasião. O político recebeu o passaporte da República Popular do Corinthians e ouviu do cartola que o "novo país mantinha relações cordiais com o Brasil", em tom de brincadeira. 

AÇÃO CONTRA RACISMO COM LOCO ABREU TAMBÉM SE DESTACA EM CANNES

Uma ação contra o racismo envolvenco o atacante Loco Abreu conquistou o Leão de Bronze na categoria Mídia.

Criada pela agência Babel, o uruguaio entrou em campo no clássico contra o Flamengo usando chuteiras de cores diferentes: uma branca e outra preta.

A partida aconteceu no último 10 de abril, em partida válida pela Taça Rio. Apesar da bela iniciativa do ídolo botafoguense, em campo seu time foi derrotado por 2 a 0.