Topo

Proposta do Fla por Kleber esbarra em acordo com Cruzeiro e multa; entenda a situação

Direitos federativos de Kleber são do Palmeiras; os direitos econômicos estão divididos - Robson Ventura/Folhapress
Direitos federativos de Kleber são do Palmeiras; os direitos econômicos estão divididos Imagem: Robson Ventura/Folhapress

Paula Almeida

Em São Paulo

22/06/2011 12h54

O interesse do Flamengo no atacante Kleber, do Palmeiras, abriu uma discussão sobre o contrato do jogador. Os direitos federativos de Kleber pertencem ao Palmeiras, que tem um contrato de cinco anos com ele (válido até 2015), mas seus direitos econômicos estão igualmente divididos entre o clube paulista e o Cruzeiro, com 50% para cada um.

Palmeiras e Cruzeiro estipularam um acordo pelo qual, para os paulistas venderem sua parte a outro clube, terão de cobrar pelo menos 6 milhões de euros desta terceira agremiação interessada, dando metade deste valor aos mineiros. A negociação dos direitos federativos, porém, é muito mais complexa. Veja, abaixo, o que acontece em três situações distintas, supondo o Flamengo como o terceiro clube:

1 - FLAMENGO NEGOCIA COM O CRUZEIRO
1 - Se o Flamengo oferecer 6 milhões de euros ao Cruzeiro e este aceitar, ele tomará do clube mineiro os 50% dos direitos econômicos de Kleber e ficará sendo uma espécie de ‘investidor’, ou seja, numa negociação futura, ganhará dinheiro no caso da venda do jogador. O Fla não obterá, porém, os direitos federativos, que pertencem unicamente ao Palmeiras.
2 - FLA NEGOCIA COM O PALMEIRAS, QUE ACEITA
2 - Se o Flamengo oferecer pelo menos 6 milhões de euros ao Palmeiras e o clube alviverde aceitar (dando metade desta quantia ao Cruzeiro, conforme acordado), os direitos federativos de Kleber passarão ao clube carioca, bem como os 50% dos direitos econômicos pertencentes à equipe paulista. Neste caso, o Cruzeiro continuará com seus 50%.
3 - FLA NEGOCIA COM PALMEIRAS, QUE RECUSA
3 - Se o Palmeiras não quiser aceitar nenhuma proposta oficial do Flamengo, ele terá de pagar ao Cruzeiro pelo menos metade da quantia ofertada, conforme acordado. Mas aí, a única maneira de o clube carioca comprar os direitos federativos de Kleber e seus direitos econômicos será pagando a multa rescisória do jogador que hoje é de aproximadamente R$ 140 milhões.