Topo

Fifa volta a atacar preparação do Brasil para a Copa do Mundo

Suíço voltou a bater forte na candidatura brasileira em fórum na Rússia - Christian Hartmann/Reuters
Suíço voltou a bater forte na candidatura brasileira em fórum na Rússia Imagem: Christian Hartmann/Reuters

Das Agências Internacionais

Em Moscou (Rússia)

24/06/2011 07h40

A Fifa voltou a criticar a morosidade do Brasil nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Através do secretário geral Jérôme Valcke, a entidade deixou claro seu descontentamento com o ritmo do país para estruturar o evento.

PARA O PAÍS, TUDO ANDA MUITO BEM

Apesar das críticas cada vez mais severas da Fifa por conta dos atrasos na realização das obras, Brasil vê obras "dentro do prazo"

Em pronunciamento no Fórum Mundial de Futebol em Moscou, Valcke lamentou e disse que o Brasil parece ter dado mais valor a ser escolhido sede do que em organizar a competição.

“Não temos estádios, não temos aeroportos e parece cada vez mais provável que algumas instalações como o Maracanã só fiquem prontas algumas semanas antes do evento”, reclamou.

As declarações surgem em meio ao esforço brasileiro em sair da aparente apatia nos preparativos. Nos últimos dias o Mineirão foi paralisado por uma greve dos funcionários, que cobravam melhores condições de trabalho. O Beira-Rio diminuiu a velocidade de suas obras por falta da assinatura de contrato com a construtora Andrade Gutiérrez, enquanto o Corinthians pena para conseguir incentivos fiscais da prefeitura de São Paulo para tocar o Itaquerão.

"Para o Brasil, o mais importante não é organizar, mas sim vencer a Copa de 2014", arrematou o dirigente.

Valcke pediu para a Rússia, que sediará o Mundial em 2018, tenha os 12 estádios prontos com dois anos de antecedência para que possam ser realizados eventos-teste. O país europeu irá investir U$ 10 bilhões apenas na construção de estádios.

Essa é a primeira aparição pública do dirigente desde a eclosão dos escândalos na Fifa. Valcke ficou com o cargo ameaçado após o vazamento de um e-mail onde ele disse que o Qatar havia comprado a Copa de 2022.