Topo

Prefeitura vai advertir Botafogo por novo apagão; clube promete solucionar problemas

Pedro Ponzoni

No Rio de Janeiro

28/06/2011 20h27

A prefeitura do Rio de Janeiro irá emitir advertência ao Botafogo porque o clube não providenciou o adequado reparo no sistema de no-break do Engenhão. Essa medida foi tomada após uma vistoria realizada nesta terça-feira. A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos realizou a visita após as falhas no sistema de iluminação em três jogos deste ano.

A terceira vez que isso ocorreu foi no último domingo durante a partida entre Botafogo e Grêmio, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Na advertência, a prefeitura estabelecerá um prazo de 30 dias para a solução definitiva do problema. Caso o clube não encontre soluções a Companhia Botafogo S.A, que é o responsável para manutenção e conservação dos equipamentos do estádio, poderá ser penalizado com multa.

Na tarde desta terça-feira, em entrevista coletiva no Engenhão, o clube admitiu falhas no sistema de no-break e apresentou soluções para evitar que ocorram novas quedas de energia. O diretor executivo do Botafogo, Sérgio Landau, explicou que o sistema está em manutenção e dentro de 60 dias o problema será solucionado. Também estiveram presentes o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, e o vice-presidente de patrimônio, Francisco Fonseca.

A primeira medida será mudar o sistema automatizado para o manual enquanto o clube realiza um estudo junto à Light para entender o nível de oscilação de energia. Por esse motivo, o estádio acabou ficando sem luz no último final de semana. Além disso, o Botafogo estuda no futuro utilizar geradores para evitar que ocorram novas quedas.

“O no-break funciona com 170 baterias. Para que ele se mantenha funcionando o ar-condicionado precisa estar ligado 24 horas por dias. Pelo desgaste, essas baterias descarregaram. Em um primeiro momento, buscamos as baterias originais. Porém, isso não foi possível porque elas não estavam disponíveis no mercado. Assim, passamos a procurar outras baterias no mercado”, afirmou Sérgio Landau.

“Em um curto prazo vamos fazer um estudo junto à Light. Com base do que acontecer em 30 dias vamos reprogramar nosso sistema e voltar a utilizá-lo de forma automatizada. Somado a isso, estudamos a possibilidade de trabalhar com geradores, assim como aconteceu no Jogos Pan-Americanos e no show do Paul McCartney”, explicou.