Topo

Astros ignoram recomendações e perdem a linha durante férias na Europa

Mesut Özil (dir.), meia do Real, é flagrado fumando em iate nas agitadas férias em Ibiza - Reprodução
Mesut Özil (dir.), meia do Real, é flagrado fumando em iate nas agitadas férias em Ibiza Imagem: Reprodução

Luiz Gabriel Ribeiro

Em São Paulo

30/06/2011 07h04

As férias dos principais astros do futebol europeu têm sido agitadas. Livres da rotina pesada de seus clubes durante grande parte do ano, os jogadores aproveitam para curtir a vida e o ótimo salário que recebem. No entanto, há alguns que passam dos limites. Nem mesmo as comuns recomendações de técnicos, médicos e dirigentes parecem segurar o ritmo desses atletas, que podem ter que se explicar no retorno aos seus clubes.

  • Divulgação

    Adam Nemec, do Kaiserslautern, se lesionou ao cair de uma cerejeira, no quintal de sua casa

  • AFP

    De férias em Ibiza, Karim Benzema recebeu multa da polícia por participar de corridas de automóvel

Um dos times que mais recebe notícias do agito de seus jogadores em férias é o Real Madrid. Com o calor europeu, Mesut Özil e Karim Benzema escolheram um paraíso com muita praia e sol para descansar. As estrelas do clube merengue foram seguidas de perto pela imprensa, que flagrou ‘deslizes’.

Destaque na temporada pelo clube espanhol, Özil foi fotografado aproveitando o sol em um iate em Ibiza. Entre amigos, o jogador acendeu um cigarro. O médico Turíbio Leite de Barros ressalta a necessidade de os jogadores terem uma rotina diferente no período de descanso, mas completa que, por outro lado, eles devem saber escolher um comportamento adequado.

“É necessário que o jogador aproveite as férias, pelo menos um mês de vida normal. É saudável que eles tenham esse tempo. Eles são jovens e têm um poder aquisitivo alto. É fundamental que eles possam aproveitar sem nenhum tipo de freio. Por outro lado, há o bom senso. O jogador deve saber que a sua profissão depende do físico”, completou o profissional.

Com Benzema, o problema foi outro. Também em Ibiza para as férias, o atacante do Real levou uma multa por participar de corridas de automóvel pelas ruas da cidade espanhola. “Com o abuso do álcool e noite mal dormidas, o jogador não se recupera. Isso é o que seria lógico para um período de férias”, comenta Turíbio, com passagem pelo São Paulo.

O médico recomenda que os jogadores mais problemáticos devem ser controlados. Os demais podem ser liberados para fazer o que bem entendem, desde que evitem riscos. “Existem aqueles que precisam de controle por ganho de peso. Há os que devem se preocupar porque ainda não se recuperaram de lesão. Cada caso deve ser analisado antes de fazer recomendações. A liberdade deve ser dada pelos clubes”.

Tanta liberdade não fez nada bem para Adam Nemec. O atacante do Kaiserslautern está longe de ser uma estrela, mas chamou atenção ao se machucar de maneira inusitada durante as férias. Ele irá desfalcar o time alemão por três meses. O jogador eslovaco se lesionou com gravidade ao cair de uma cerejeira, no quintal de sua casa. Duas vértebras fraturadas, uma clavícula quebrada e uma concussão foram os resultados da queda.

Nem mesmo as figuras que deveriam dar exemplos aos atletas conseguiram escapar de polêmicas neste período de recesso do futebol europeu. Então técnico da Inter de Milão, Leonardo se recusou a realizar o teste do bafômetro ao ser parado por uma blitz em Niterói, no Rio de Janeiro. O ex-jogador teve sua carteira de habilitação apreendida e terá que pagar multa.

“Este período proporciona que o jogador desligue de tudo que é rotina. Mas sempre existem os problemáticos que abusam”, alerta Turíbio.