Topo

Criador de miniaturas lida com vaidade de Valdivia e diminui barriga de Ronaldo

Alguns modelos mais famosos entre as miniaturas do artista Wilson Iguti - Fabiano Cerchiari/UOL
Alguns modelos mais famosos entre as miniaturas do artista Wilson Iguti Imagem: Fabiano Cerchiari/UOL

Bruno Freitas

Em São Paulo

06/07/2011 07h00

Se você por acaso aderiu à mania de miniatura de jogadores de futebol e tem um destaque do seu clube em alguma prateleira, muito provavelmente este craque em dimensões reduzidas saiu das mãos de Wilson Iguti. De seu estúdio em São Paulo, o escultor descendente de japoneses guarda recordações dos tempos que ajudou a boneca de Xuxa a vender como água e hoje dedica a maior parte de seu tempo para moldar corpos e personalidades de ídolos como Neymar, Ronaldo e Valdivia.

Todo o minucioso processo de criação que toma horas de trabalho de Iguti em sua área de criação na Zona Sul de São Paulo precisa passar pelo crivo final dos jogadores homenageados, escolhidos pelo marketing de seus clubes para virarem bonequinhos. Nesta etapa, o chamado da vaidade dos preferidos da torcida pode atrasar a chegada dos modelos às lojas.

"Geralmente temos a aprovação deles pessoalmente. Apresentei para o Kléber e o Valdivia uma vez. O Valdivia não gostou do cabelo. Disse que estava muito certinho, pediu uma versão com ele mais revolto. E aí tive que trabalhar de novo em uma nova versão", conta o escultor.

Recentemente Iguti lidou com outra demanda do gênero, em um processo de criação ainda em andamento que não permite ser registrado em foto. O escultor conta que trabalha atualmente na terceira versão do bigode de Júnior, em um boneco estilo retrô inspirado no ex-lateral do Flamengo.

CAPRICHOS ESTÉTICOS

  • Fabiano Cerchiari/UOL

    Boneco miniatura de Valdivia ganhou cabelos mais revoltos a pedido do meia chileno do Palmeiras

  • Fabiano Cerchiari/UOL

    Ronaldo saiu com uma barriga bem discreta na miniatura que reproduz o final de sua carreira

Outro ídolo que recebeu um agrado das mãos e ferramentas do artista foi Ronaldo, que ganhou uma versão esbelta, com barriga quase imperceptível. No entanto, o escultor assegura que não eliminou volume a pedido do corintiano.

"O Ronaldo gostou, está sem barriga. Ficou bem magrinho, né? É que na época ele tinha passado por uma lipo", diz o artista, com uma gargalhada.

Wilson Choji Iguti trabalha com bonecos e miniaturas desde a década de 70 e fez seu nome no setor tempos depois, no auge das fábricas de brinquedos brasileiras e na onda de popularidade de Xuxa. O escultor nascido no Paraná acompanhou de perto a estrela da TV e desovou uma série de trabalhos inspirados nela. Uma das bonecas vendeu cerca de 1,5 milhão de unidades entre 1987 e 1988. “Depois dela, vários artistas vieram fazer bonecos comigo. A Angélica, a Sandy e outros”, diz o artista, que hoje se dedica a projetos com a banda Restart e com o astro adolescente Luan Santana.

Hoje, na aposta com jogadores de futebol, os números são bem mais modestos. "O Marcos é o que vende mais, o Neymar vem em segundo. Mas não chegam nem perto (dos números da Xuxa)", afirma.

O processo de criação dos bonecos de Iguchi leva cerca de 60 dias do início da modelação até a chegada às lojas, onde costumam ser encontrados por preços que variam entre R$ 50,00 e R$ 60,00. O primeiro esboço do escultor, no entanto, precisa apenas de dois a três dias de trabalho.

Dos clubes que encomendam as miniaturas partem designações referentes ao estilo dos brasões até o tom de pele do jogador. De seu estúdio, no entanto, Iguchi tem a liberdade de criar o gestual dos ídolos.

"Trabalho em cima de muitas fotos, de vários ângulos, enviadas pelos clubes. Na parte gestual, observo muito o estilo de comemoração de cada jogador", descreve Wilson, que hoje conta com a ajuda do filho Wesley na etapa criativa de seus trabalhos e vende seus modelos através do site oficial.

ETAPAS DE CRIAÇÃO DO BONECO DE NEYMAR

TRANSFERÊNCIA DE DENTINHO IMPEDIU BONECO MAIS ENGRAÇADO

O trabalho do veterano escultor com jogadores acaba por vezes sujeito às particularidades do futebol em seu lado mercado. Recentemente, por exemplo, Iguti perdeu a chance de fazer um projeto com o atacante Dentinho, em razão da negociação do corintiano com um time da Ucrânia.

  • Fabiano Cerchiari/UOL

    Boneco do argentino Dario Conca pode não chegar ao mercado

"O Dentinho foi um dos jogadores que mais gostei de conhecer, simpático pra caramba. Mas colocaram ele à venda e tivemos que abortar. Não pudemos lançar. Ia ficar engraçado", lamenta.

A miniatura de Conca deve ter desfecho semelhante. Apesar de exibido pronto no estúdio de Iguti no bairro do Cambuci, o boneco do meia do Fluminense pode não ir para as lojas, graças à possível transferência do argentino com o futebol chinês.

Por outro lado, o escultor protege suas mais novas crias e pede encarecidamente que a reportagem que visita seu estúdio não registre os traços finais dos bonecos de Ronaldinho Gaúcho e Liédson. modelos que logo estarão nas mãos de flamenguistas e corintianos.

PROMOÇÃO ATRAVÉS DE TIAGO LEIFERT E MILTON NEVES

Além do talento na reprodução de rostos e gestos, Wilson Iguti também tem se mostrado hábil na promoção de seu trabalho. Recentemente o escultor produzir modelos em miniatura de populares apresentadores e conseguiu que eles chegassem às mãos dos mesmos.

Tiago Leifert recebeu sua miniatura através de um conhecido de Iguti na Globo. Ela apareceu na TV algumas vezes. O escultor ainda foi à Bandeirantes entregar o boneco de Milton Neves ao vivo para o apresentador. Flávio Prado também ganhou o seu no Mesa Redonda da Gazeta.