Topo

Brasil cria chances, mas abusa do preciosismo e é eliminado pelo Uruguai no Mundial sub-17

Marlon lamenta uma das muitas oportunidades perdidas pelo Brasil na semifinal - EFE/Ulises Ruiz Basurto
Marlon lamenta uma das muitas oportunidades perdidas pelo Brasil na semifinal Imagem: EFE/Ulises Ruiz Basurto

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/07/2011 18h54

A seleção brasileira abusou do preciosismo nesta quinta-feira e acabou eliminada nas semifinais do Mundial sub-17, disputado no México. Mesmo criando boas chances, o jovem time do Brasil errou muito nas finalizações e acabou derrotado por 3 a 0 pelo Uruguai, que chega a uma final inédita do campeonato. Agora, os uruguaios encaram na decisão o México, que passou pela Alemanha com um gol nos acréscimos, vencendo por 3 a 2.

ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA

Em Guadalajara, o Brasil tomou desde o início a atitude de quem queria a classificação à grande final, mas também errou nas finalizações na mesma medida. Após um susto com um belo lance de Moreira, que deu um chapéu na marcação e bateu para fora, os garotos da seleção começaram a pressionar o Uruguai. O primeiro lance de perigo para o Brasil já mostrou o que seria tônica do jogo. 

Aos 15 minutos, Ademílson quase fez um golaço. E o quase se repetiria por várias vezes na partida. O atacante são-paulino se livrou da marcação com classe, com um toque por sobre o zagueiro, e tentou um toque por cima para encobrir o goleiro, que foi para fora. O troco pelo gol perdido veio logo na sequência.

Mesmo com o Brasil claramente superior, o Uruguai conseguiu um pênalti em um lance infeliz do goleiro Charles. Depois de espalmar mal um chute, ele se chocou com violência contra Aguirre, ao tentar tirar a bola do adversário. Penalidade indiscutível, que Alvarez bateu no meio do gol, aos 19 minutos, para colocar os uruguaios em vantagem.

No restante do primeiro tempo, o Brasil continuou superior. Wallace cobrou uma falta na trave, e o time chegou por várias vezes ao gol adversário, mas faltava sempre o arremate com precisão. O time também sentiu a falta do flamenguista Adryan, que vinha bem no torneio e estava suspenso. O Uruguai, por sua vez, também assustou em um chute de Alvarez, que Charles foi buscar no ângulo, se redimindo da falta grotesca que originou o pênalti.

O segundo tempo teve a seleção brasileira sempre em cima do Uruguai, primeiro buscando o empate, e depois tentando pelo menos um gol, quando San Martín já havia ampliado para os rivais sul-americanos, aos 26 minutos. Mas os arremates do Brasil continuaram ruins, e a boa atuação do goleiro uruguaio Cubero também contribuiu para frear a reação brasileira.

Se no segundo gol os uruguaios marcaram aos trancos e barrancos, ganhando várias dividas até o chute cruzado de San Martín, nos acréscimos eles sacramentaram a classificação com uma jogada trabalhada. Aproveitando o desespero Brasil, o Uruguai encaixou um contra-ataque mortal, concluído por Mendez, já com Charles batido no lance.

Ao pagar o preço por não conseguir transformar a superioridade em gol, o Brasil deixou escapar a chance de brigar pelo seu quarto título do Mundial sub-17. A última conquista foi em 2003. Enquanto isso, o Uruguai, que foi quarto colocado na última Copa do Mundo e teve o Peñarol como finalista da última Libertadores, continua provando que o seu futebol vive mesmo um momento especial.