Topo

Carpegiani não resiste a mais uma derrota e é demitido do São Paulo

Depois de chegar a ser líder do Brasileirão, Carpegiani não resistiu à terceira derrota - Rafael Andrade/Folhapress
Depois de chegar a ser líder do Brasileirão, Carpegiani não resistiu à terceira derrota Imagem: Rafael Andrade/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/07/2011 15h20

Paulo César Carpegiani não é mais técnico do São Paulo. Em reunião na tarde desta quinta-feira, a diretoria do clube decidiu pela saída do treinador que não resistiu a mais uma derrota, dessa vez para o Flamengo, a terceira seguida no Campeonato Brasileiro.

RETROSPECTO QUE NÃO DEIXA SAUDADES

Em sua segunda passagem pelo São Paulo, Carpegiani acumulou 29 vitórias, quatro empates e 13 derrotas. Contratado no ano passado do Atlético-PR, o treinador tinha como missão reconduzir a equipe à Libertadores. No Brasileiro, não conseguiu tirar o time das posições intermediárias e caiu na Copa do Brasil deste ano, quando sua situação ficou insustentável

A decisão foi tomada pelo vice-presidente João Paulo de Jesus Lopes e pelo diretor de futebol Adalberto Baptista em encontro no Centro de Treinamento da Barra Funda, logo após o desembarque do grupo em São Paulo.

Na visão dos dirigentes, uma mudança no comando poderá dar nova motivação aos jogadores. "Tomamos esta decisão pensando na melhor forma para a equipe reagir", afirmou Adalberto Baptista.

Enquanto procura um novo comandante, o auxiliar técnico Milton Cruz comandará a equipe interinamente. O próximo jogo do São Paulo acontece neste sábado, diante do Cruzeiro, às 18h30, no Morumbi.

Logo após sua saída, o técnico fez questão de elogiar o time. Disse que deixou um legado importante e lamentou não conseguir repetir as escalações em partidas seguidas por causa de lesões, suspensões e das convocações para a seleção brasileira.

"Nesse período que estive no clube, dirigi uma das melhores equipes do mundo. Infelizmente enfrentamos muitas dificuldades em relação à repetição do time por vários motivos. Dei o meu melhor desde o primeiro dia e sempre procurei extrair o máximo de cada um. Se não conseguimos conquistar um título, tenho certeza que deixei um legado importante, especialmente com os mais jovens", disse.

A saída de Carpegiani já vinha sendo ensaiada desde a eliminação do São Paulo nas quartas de final da Copa do Brasil para o Avaí. A diretoria só segurou o treinador porque não via outro nome que pudesse substituí-lo.

Mas no Brasileirão, o treinador não resistiu a série de três derrotas seguidas. O time começou bem e chegou a ser líder do torneio. A boa campanha foi interrompida com a derrota vexatória para o rival Corinthians em uma goleada histórica de 5 a 0. Depois caiu diante do Botafogo (2 x 0) e do Flamengo (1 x 0), na noite de quarta-feira, no Engenhão.

Leia a íntegra da nota oficial divulgada no site do São Paulo

Em decisão tomada em consenso com o técnico Paulo Cesar Carpegiani, o São Paulo Futebol Clube definiu no início da tarde desta quinta-feira (07) a saída do técnico do comando da equipe profissional.

João Paulo de Jesus Lopes e Adalberto Baptista, vice-presidente e diretor de Futebol, respectivamente, se reuniram com o treinador logo após a chegada da delegação ao Centro de Treinamento da Barra Funda para avaliar o desempenho da equipe nos últimos jogos.

Juntos, chegaram à conclusão de que a troca no comando pode criar uma nova motivação no elenco.

"Nesse período que estive no clube, dirigi uma das melhores equipes do mundo. Infelizmente enfrentamos muitas dificuldades em relação à repetição do time por vários motivos. Dei o meu melhor desde o primeiro dia e sempre procurei extrair o máximo de cada um. Se não conseguimos conquistar um título, tenho certeza que deixei um legado importante, especialmente com os mais jovens", disse o treinador, que antes do treino desta quinta-feira se reuniu com o elenco para comunicar sua saída.

O diretor de Futebol ressaltou sua postura profissional e ética enquanto técnico do São Paulo. "Tivemos muita satisfação em tê-lo como profissional do clube durante este período, não só por sua qualidade técnica, mas também por seu comportamento ético e profissional. É de se destacar o trabalho do Paulo [Carpegiani] no desenvolvimento de atletas formados no clube, que hoje são realidade e destaque no cenário nacional. Tomamos esta decisão pensando na melhor forma para a equipe reagir", disse Adalberto Baptista.

O auxiliar técnico Milton Cruz comandará a equipe interinamente. O próximo jogo do São Paulo acontece neste sábado, diante do Cruzeiro, às 18h30, no Morumbi.