Topo

Corinthians lança site de oração virtual e vê pedidos da torcida por Libertadores

Site oficial do Corinthians tem espaço para pedido de oração ao São Jorge - Reprodução/site oficial do Corinthians
Site oficial do Corinthians tem espaço para pedido de oração ao São Jorge Imagem: Reprodução/site oficial do Corinthians

Renan Prates

Em São Paulo

08/07/2011 07h00

A ação passou despercebida para alguns, mas fez o Corinthians capitalizar. Numa estratégia de marketing, o clube decidiu lançar um site de oração virtual (http://www.corinthians.com.br/saojorge) onde os torcedores podem acender uma vela e fazer um pedido para São Jorge, o padroeiro da torcida. Dentre as solicitações, uma chamou a atenção: o pedido pela tão sonhada Libertadores.

ADRIANO SOFRE BULLYING NO PACAEMBU

  • Mauro Horita/AGIF

    Adriano foi reconhecido no banco de passageiro de um carrão importado quando deixava o Pacaembu. Foi alvo de bullying dos fiéis. Entre tapinhas no capô, gritavam para o Imperador parar de enrolar e jogar bola. Também rolaram brincadeiras de mau gosto sobre a vida particular do atacante. O tom foi mais de troça do que de hostilidade. Certamente porque ele hoje não faz falta ao líder do Nacional.

“São Jorge, abençoa o Corinthians pra ganhar uma libertadores”, escreveu o internauta Erik. Além desse, pedidos para emagrecer ou para passar no vestibular de Medicina estão entre os inusitados.

Segundo o gerente de marketing do Corinthians, Caio Campos, a iniciativa foi lançada no último dia 1º e foi concebida durante o planejamento para a camisa 3 do clube, a grená, que tem São Jorge estampado logo na frente. Ele comemorou o retorno dado.

“A receptividade está excelente, tanto que estamos planejando fazer outras campanha com as velas. Quem sabe em cada partida do Corinthians o torcedor possa fazer sua fezinha. Já atingimos 90 mil visualizações no site e mais de 800 velas acessas”.

O torcedor corintiano que ficou interessado e tem interesse em fazer o seu pedido tem que proceder da seguinte forma: comprar a camisa 3 (grená) ou na loja oficial do clube ou pelo site Poderoso Timão na internet. Depois disso, o comprador receberá um código e, com ele, poderá acessar uma das seis salas disponíveis para fazer a sua oração.

MARADONA TEM IGREJA EM SUA HOMENAGEM NA ARGENTINA

A inciativa do marketing corintiano em criar uma igreja não chega a ser pioneira. Na Argentina, um grupo de fanáticos pelo ex-jogador Diego Maradona criou a 'Igreja Maradoniana', um templo que venera o 'novo Messias'. Na 'religião', o natal é comemorado em 30 de outubro, data de aniversário do astro, enquanto a páscoa tem seus festejos marcados para o dia 22 de junho, data do gol de mão do craque contra a Inglaterra na Copa de 86. A Igreja também possui mandamentos como difundir os milagres de Diego por todo o Universo e defender a camisa argentina e respeitar sua gente

A estratégia de marketing do Corinthians associa a marca à religiosidade do torcedor e ao catolicismo, pela identificação do clube com o São Jorge. O gerente de marketing disse não se preocupar se isso possa causar algum tipo de rejeição entre os evangélicos, por exemplo.

“Aqui estamos falando de outra religião, o corintianismo, que é a religião mais popular na Republica Popular do Corinthians. Para os cidadãos da república não importa o credo e sim o amor pelo Timão e sua história”, justificou Caio Campos.