Topo

Pai-de-santo descreve em livro "trabalhos" que fez para grandes clubes brasileiros

Pai Guarantã realizou uma série de trabalhos voltado a grandes clubes de futebol - Maurício Stycer/UOL
Pai Guarantã realizou uma série de trabalhos voltado a grandes clubes de futebol Imagem: Maurício Stycer/UOL

Mauricio Stycer

Em São Paulo

11/07/2011 07h00

Quatro de dezembro de 1976, 22h. Numa suíte do Hotel Nacional, em São Conrado, no Rio, o pai-de-santo Roberto Barros, mais conhecido como Pai Guarantã, promove uma “reunião espiritual” com a presença de Vicente Matheus, presidente do Corinthians, Davi Ferreira, o Duque, técnico do time, e todos os jogadores escalados para a partida do dia seguinte, pelas semifinais do Campeonato Brasileiro, contra o Fluminense, no Maracanã.

Durante o encontro, relata Pai Guarantã, o atacante Geraldão é “tomado” por uma “entidade” e pede uma garrafa de cachaça. O pai-de-santo também “incorpora” um exu e diz a Duque que o Corinthians iria ganhar a partida nos pênaltis.

Ao final da sessão, o médico do Corinthians observa que o atacante da equipe está alcoolizado. “Não se preocupe, doutor. O efeito passará e o Geraldão estará bom para o jogo de domingo”. Em seguida, o pai-de-santo vai à praia, onde acende, com a ajuda de assistentes, seis mil velas.

O jogo, como se sabe, terminou 1 a 1 e foi vencido pelo Corinthians nos pênaltis. Uma semana depois, a despeito do esforço de Pai Guarantã, a equipe paulista perdeu a final do Brasileiro para o Internacional.

O “trabalho” em favor do Corinthians é um dos muitos que Pai Guarantã, hoje com 81 anos, descreve em “Magias do Futebol” (Ícone editora, 152 págs. R$ 24), livro recém-lançado. Segundo contou ao UOL Esporte, decidiu fixar seus feitos porque se deu conta que “muita gente não sabia do ocorrido”.

“Se macumba ganhasse jogo...”

A presença de pais-de-santo no ambiente do futebol sempre alimentou especulações e fofocas. O seu efeito real é contestado numa frase famosa, atribuída a Neném Prancha, mas na realidade de autoria do jornalista e técnico João Saldanha (1917-1990): “Se macumba ganhasse jogo, o Campeonato Baiano terminava empatado”.

  • Reprodução

    Capa do livro "Magias no Futebol", assinado por Pai Guarantã

Pai Guarantã sorri ao ouvir a frase de Saldanha. Em seu livro, o pai-de-santo relata, sem reservas, situações em que atuou por times sem conseguir bons resultados. Foi o caso, por exemplo, da final da Libertadores de 1974, entre São Paulo e Independiente, vencida pelos argentinos numa melhor de três.

No último jogo, em Santiago (Chile), o jogo estava 1 a 0 para o Independiente quando o São Paulo teve um pênalti a seu favor. Poy mandou Zé Carlos bater. “Senti que ele não estava bem espiritualmente”, escreve Pai Guarantã. “E gritei para o Poy deixar o Forlan bater, mas acho que ele não me ouviu e o inevitável aconteceu”.  O jogo terminou 2 a 0 para os argentinos.

Como provar se esta e outras histórias contadas pelo pai-de-santo são verdadeiras? É muito difícil. Não há registros da maioria. Pai Guarantã desafia os protagonistas a desmenti-lo. “Todo mundo sabe o que fiz. Todos os jogadores sabem”, diz, por exemplo, sobre o elenco do Guarani, campeão do Brasileiro de 1978.

O pai-de-santo acompanhou a equipe de Zenon, Careca & Cia por quase todo o campeonato. Fez sempre, assegura, apenas trabalhos “positivos”, de apoio, e nunca de “magia negra”, contra os adversários. “Formava uma auto-defesa. Eu positivava o time. É um segredo meu”, diz.

Duelo de titãs: Pai Santana x Pai Guarantã

Em algumas situações, é verdade, se viu obrigado a “desmontar” trabalhos contra a equipe que protegia. Isso aconteceu, por exemplo, na semifinal de 1978, disputada contra o Vasco. “Um duelo de titãs”, escreve. De um lado, o célebre Pai Santana, vascaíno até a alma. Do outro, Pai Guarantã, trabalhando pelos bugrinos.

DUELO COM VASCAÍNO

Pai Guarantã enfrentou lendário Pai Santana em diversos clássicos místicos

Entre tantos feitos do pai-de-santo, um dos mais surpreendentes foi a “visão” que teve em 1990. Questionado, dois meses antes do final do Campeonato Paulista, sobre quem o venceria, Pai Guarantã afirma ter vaticinado que a final seria entre Bragantino e Novo Horizontino, o que de fato ocorreu.

Há, ainda, relatos de “trabalhos” de Pai Guarantã em favor do Flamengo (na final do Carioca de 1978, vencido contra o Vasco com gol de Rondineli), do Corinthians em diferentes momentos da história do time e, até, para o Atlético-PR campeão brasileiro em 2001. O pai-de-santo garante que nunca cobrou pelo trabalho, apenas aceitou doações ao seu terreiro.

“Tenho uma mão”, diz. “Não sei o que é, não sei de onde vem. Mas é meu”. Acredite se quiser.