Topo

Goleiros enfrentam maioria pagodeira e celebram resistência no dia do rock

Goleiros revelam suas preferências no rock a convite da reportagem do UOL Esporte - Arte UOL
Goleiros revelam suas preferências no rock a convite da reportagem do UOL Esporte Imagem: Arte UOL

Do UOL Esporte*

Em São Paulo

13/07/2011 07h00

Nesta quarta-feira, dia 13 de julho, dia internacional do rock, o UOL Esporte apresenta material reunindo os poucos representantes do gênero na classe boleira, dominada principalmente por pagodeiros e sertanejos. Por coincidência, a maioria destes roqueiros do futebol nacional é composta por goleiros, figuras que se apegam ao fanatismo por suas bandas no meio do ziriguidum predominante de concentrações e ônibus dos times.

  • Divulgação

    Ex-goleiro do Corinthians nos anos 90 (à direita) reativa sua banda "Ronaldo e os Impedidos"

O principal representante dos goleiros roqueiros é Ronaldo, ex-camisa 1 do Corinthians, que recentemente reativou sua banda de rock. Breve sucesso na década de 90, principalmente pela música “O nome dela” (Eu nem me lembro nem do lugar / Ela me diz que eu paguei o jantar...), o conjunto de rock cujo vocalista é o ex-goleiro tem tocado em pequenas casas de São Paulo.

Além das próprias músicas, o quinteto “Ronaldo e os Impedidos” reproduz artistas famosos. “As nossas são menos conhecidas, então fazemos cover de Raul Seixas, Elvis, Megadeth, algo bem diversificado. Estamos com um repertório novo também e com três músicas repaginadas do CD antigo, entre elas ‘O nome dela’”, contou o ex-jogador em entrevista recente ao UOL

Outro famoso goleiro da turma do rock é Rogério Ceni, que já chegou a tocar “Wish you were here” (Pink Floyd) ao lado do apresentador João Carlos Albuquerque ao vivo na ESPN Brasil.

  • Juca Varella/Folha Imagem

    Habilidade de Rogério Ceni no violão é famosa; goleiro são-paulino gosta de tocar Pink Floyd

Neste ano, Rogério Ceni também subverteu a lógica dos boleiros quando teve a oportunidade de pedir música no "Fantástico", após marcar seu gol número 100 contra o Corinthians.

O são-paulino forçou uma quebra na sequência de pagode/sertanejo/gospel com seu pedido de “You shook me all night long”, do AC/DC, no quadro comandado por Tadeu Schmidt. 

Para marcar o dia do rock, o UOL Esporte encomendou um Top 5 para alguns goleiros que curtem este estilo musical. Zetti, Tiago e Deola elegem as suas preferidas e falam da condição de minoria no meio dos pagodeiros. Confira:

PITADA HISTÓRICA: DIA MUNDIAL DO ROCK

A data de 13 de julho foi escolhida como dia do rock após 1985, quando o artista Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres (Inglaterra) e na Philadelphia (EUA) no engajamento contra a fome na Etiópia. Transmitido para vários países do mundo, o evento contou com as presenças de The Who, Led Zeppelin, Madonna, Queen, David Bowie, Sting, U2, Paul McCartney, Eric Clapton, BB King, entre outros.

ZETTI: FÃ DAS BALADAS

TOP 5 DO GOLEIRO
Afraid To Shoot Strangers - Iron Maiden
Black - Pearl Jam
Changes - Black Sabbath
Gone Shootin' - AC/DC
Chains of misery - Iron Maiden

"Costumava ouvir sempre antes dos jogos. Eu escutava do espaço da preleção até o momento de colocar a luva, no aquecimento, sempre estava com fone de ouvido. Era walkman, não tinha mp3 ou Ipod. Eu era uma exceção, com certeza. Poucos gostavam. Escutava mais sozinho".

TIAGO (BAHIA): PESO NOS OUVIDOS

TOP 5 DO GOLEIRO
Fuel - Metallica
Fear of the Dark - Iron Maiden
Best of You - Foo Fighters
Walk This Way - Aerosmith
Are You Ready - AC/DC

"Quando rola música no ônibus da delegação, no coletivo pra ir para o jogo, colocam um DVD de pagode, ou de funk, aí eu vou sempre no fone de ouvido. Comprei faz pouco tempo aqueles de avião mesmo, é o jeito"

DEOLA (PALMEIRAS): PREFERÊNCIA POR CLÁSSICOS

TOP 5 DO GOLEIRO
Back in black - AC/DC
The Unforgiven - Metallica
November Rain - Guns 'n Roses
Jeremy - Pearl Jam
The Number of The Beast - Iron Maiden

"Ah, a gente tem que se acostumar. Já foi mais difícil, antes os caras faziam aquelas rodinhas de pagode e tal. Mas a gente tem que respeitar, e eu fico no meu cantinho ouvindo o meu rock".

*com reportagem de Bruno Freitas, Carlos Padeiro, Marcello De Vico e Paula Almeida