Topo

Ingleses fazem guia sobre o Corinthians: time regional e esquerdista

Jornal inglês fez um perfil sobre o Corinthians, clube que fez proposta para contratar Tevez - Reprodução
Jornal inglês fez um perfil sobre o Corinthians, clube que fez proposta para contratar Tevez Imagem: Reprodução

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/07/2011 19h12

Apesar de ser campeão mundial de 2000 e último clube de Ronaldo Fenômeno, o Corinthians não é muito conhecido na Europa, segundo o jornal inglês Daily Mail, que fez um guia para explicar qual é o time que poderia tirar Carlos Tevez do Manchester City.

“Embora Carlos Tévez seja um nome bem familiar na temporada de especulações, não se pode dizer o mesmo sobre o clube que está mais perto de contratá-lo”, explica o guia do Daily Mail logo nas primeiras linhas.

O artigo então lembra a passagem do próprio Tevez, o Mundial de 2000, a aposentadoria de Ronaldo, o estádio em construção e cita a liderança do Brasileirão para apontar o Corinthians como um clube em ascensão, rumo ao topo da América do Sul.

Mas, com uma ressalva: “O time é mais bem sucedido no campeonato estadual, com o recorde de 26 títulos na região em que o futebol é mais forte. Apesar disso, seus rivais Palmeiras, Santos e São Paulo já tiveram mais conquistas nacionais”.

O jornal destacou que a rivalidade com os três times é forte, “mas é com o Palmeiras que acontecem incidentes que fariam o derby de Manchester parecer uma discussão de playground”.

QUIZ SOBRE O CORINTHIANS

Enquanto o Daily Mail fez um perfil do time, o The Guardian montou um quiz sobre o Corinthians. Além de perguntas como cidade-sede, cores do uniforme e data de fundação, o produto questiona quantas vezes o time ganhou a Libertadores e em que ramo atua o patrocinador.

A matéria também relembra detalhes sobre o passado do Corinthians, “um time historicamente de esquerda por causa de sua fundação por parte de trabalhadores imigrantes”.

A época da Democracia Corintiana aparece na imagem de Sócrates, “a lenda mais notável” que defendeu o clube, segundo o jornal. “Antes dele havia Roberto Rivellino, famoso pela sua habilidade e o poderoso chute de pé esquerdo”.

Sobre o elenco atual, os ingleses ressaltaram a presença de nomes como Adriano e Liedson, mas desmereceram o resto: “Não é um grupo que conte com estrelas reconhecidas ou de nível internacional. A maioria dos jogadores são brasileiros. O capitão Chicão nunca foi convocado e está no time há apenas três anos”.