Topo

Santos compra direitos de Henrique do BMG e tira volante do Cruzeiro

Henrique fez parte da pré-lista de convocados por Mano Menezes para a Copa América  - Washington Alves/Vipcomm
Henrique fez parte da pré-lista de convocados por Mano Menezes para a Copa América Imagem: Washington Alves/Vipcomm

João Henrique Marques

Em Santos (SP)

14/07/2011 20h04

O Santos agiu na surdina, contou com a ajuda de investidores, e comprou os 80% dos direitos econômicos de Henrique que pertenciam ao banco BMG. Assim, o Cruzeiro, dono dos 20% restantes, vai ceder o jogador ao alvinegro. O volante fez apenas cinco jogos no Brasileiro, podendo assim atuar por outra equipe.

CLEITON XAVIER DIZ NÃO AO SANTOS

  • O recado de Cleiton Xavier anunciando a permanência no Metalist Kharkiv-UCR deixou a diretoria do Santos perplexa. O clube já tinha acertado contrato com o meia, mas não conseguiu o acordo de liberação com a agremiação ucraniana.

    "Sim, o Santos realmente procurou o Metalist com uma proposta séria. Mas hoje (quinta-feira) nos reunimos com o presidente Yaroslavl, conversamos, e chegamos à conclusão de que seria uma decisão errada (volta para o Brasil). Aqui me sinto me sinto bem confortável desde o primeiro dia. Eu vou ficar em Kharkov", afirmou Cleiton, em entrevista oficial ao site do Metalist.

O Santos deve fazer o anúncio da contratação nesta sexta-feira. O clube já havia tentando o acordo no início do ano, mas não conseguiu concluir a operação mesmo também sendo auxiliado por um grupo de investidores. Na época, a negociação girou em torno de 3 milhões de euros (cerca de R$ 6,7 milhões).

Pouco após o insucesso da negociação, o banco BMG foi anunciado como o principal patrocinador do Santos na temporada, o que melhorou o relacionamento dos dirigentes com os representantes da empresa.

O Cruzeiro ainda é detentor dos direitos federativos de Henrique, e pode impedir a transferência, mesmo com a maior parte dos direitos econômicos sendo agora de posse do Santos. Isso não vai acontecer, já que o clube mineiro também mantém relacionamento estável com o BMG, um dos seus patrocinadores.

“O Cruzeiro não sabe de nada. Até onde sei ele é jogador do Cruzeiro. Só vamos ter uma posição quando tivermos um pronunciamento oficial do atleta ou de alguém. O BMG tem todo o direito de vender o que eles quiserem”, disse o gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa.

Santos e Cruzeiro lutam para não confirmar a transferência. No entanto, o volante já é aguardado na Vila Belmiro no começo da próxima semana.

Henrique está em meio ao tratamento de uma lesão no punho direito. O departamento médico do Cruzeiro programou o retorno do jogador para a segunda quinzena de agosto.