Topo

Fla diz que em um mês terá decisão da Fifa sobre título de 87 e punição ao Sport

A presidente Patricia Amorim não fala sobre o caso, mas mostra otimismo nos bastidores do Fla - Fla Imagem
A presidente Patricia Amorim não fala sobre o caso, mas mostra otimismo nos bastidores do Fla Imagem: Fla Imagem

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

15/07/2011 16h45

A diretoria do Flamengo trabalha com o prazo de um mês para ter em mãos a decisão da Fifa sobre o reconhecimento do título brasileiro de 1987 e a punição ao Sport por ter ido à Justiça Comum para ser considerado o único vencedor da edição. Há dez dias, a presidente Patricia Amorim e Rafael de Piro, procurador geral e vice-jurídico, viajaram para Zurique, na Suíça, e realizaram uma série de consultas junto aos dirigentes.

Na Fifa, Patricia Amorim e Rafael de Piro apresentaram documentos da Confederação Brasileira de Futebol reconhecendo a conquista do Flamengo ao lado do Sport. Inclusive, a CBF é a principal arma do Rubro-Negro para obter êxito na operação, já que a entidade se manifestou a favor da causa do clube carioca, alegando não constar irregularidades em dois campeões reconhecidos.

“A Fifa está examinando todos os documentos que levamos. Não deram prazo, mas a decisão deve sair em um mês. Pedimos providências e eles entenderam desta forma. O Sport violou o estatuto da Fifa ao sair da esfera desportiva. Isso está absolutamente claro”, explicou Rafael de Piro, ao UOL Esporte.

O dirigente mantém a confiança de que a decisão da entidade maior do futebol mundial será benéfica ao Flamengo. Porém, de Piro tem a posição do clube carioca em caso de novo revés.

“Dificilmente isso vai acontecer. Os documentos comprovam as irregularidades. É tudo muito claro no processo. Mas, caso aconteça, simplesmente vamos recorrer na Justiça Comum da mesma forma como o Sport agiu. Vamos reconsiderar a posição de respeitar a esfera desportiva pelo interesse maior do Flamengo”, encerrou.

No dia 21 de fevereiro deste ano, a CBF reconheceu o Flamengo como hexacampeão nacional. No entanto, em 15 de junho, teve de acatar decisão da 10ª Vara da Justiça Federal, reconhecendo apenas o título do Sport. O clube carioca entrou com recurso no Tribunal Regional Federal do Recife e aguarda decisão.

No entanto, com a resolução de considerar apenas o Sport campeão de 1987, o Flamengo voltou oficialmente a ser pentacampeão brasileiro, dono dos títulos de 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009. Por consequência, o São Paulo passou a ser o primeiro pentacampeão e, assim, detentor da Taça das Bolinhas, já que faturou os campeonatos de 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008. O disputado troféu foi criado pela Caixa Econômica Federal para ser entregue ao primeiro clube que conquistasse o Brasileiro cinco vezes alternadas ou três vezes consecutivas.