Topo

Julinho muda comando e não assume responsabilidade sobre reforços no Grêmio

Julinho Camargo não cria problemas com pedidos de reforços para direção do Grêmio - Lucas Uebel/AI Grêmio
Julinho Camargo não cria problemas com pedidos de reforços para direção do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/AI Grêmio

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

17/07/2011 13h17

Renato Gaúcho montou, no Grêmio, uma estrutura na qual coordenava praticamente todos os departamentos e setores. Fisiologistas, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, preparadores físicos e até diretores de futebol eram, de uma forma ou de outra, subordinados ao treinador. Assim, ele pedia voltas de jogadores, melhores condições atléticas e, principalmente, contratações. Após a queda de Renato, Julinho Camargo mudou drasticamente tal situação. Segundo o técnico, não é sua a responsabilidade sobre reforços no time.

Julinho se baseia no treinamento da equipe. Segundo ele, avaliações são feitas, mas estas são passadas para a diretoria que é quem decidirá se há ou não a necessidade de contratações. Publicamente, ao contrário do que fazia seu antecessor, Julinho não fala sobre chegadas ou saídas e prefere valorizar os jogadores que estão disponíveis no clube.

"Não tenho conhecimento do que ou de quanto podemos gastar. Tenho tantas coisas para resolver em campo que isto deixo para a direção. Um clube como o Grêmio, que é grande e tem muito peso, precisa estar sempre de portas abertas para grandes jogadores. Mas o elenco tem qualidade. Sabemos que temos grandes jogadores, mas isso não nos impede de querer sempre mais", disse o treinador.

O discurso muda o tom que era comum no Grêmio desde o início do ano. As cobranças públicas feitas por Renato aos cartolas do departamento de futebol sobre contratações estremeceram a relação de trabalho até a saída do técnico. Já Julinho não interfere neste tipo de assunto e passa a palavra para quem realmente comanda.

"Temos na figura do Alexandre Faria, diretor executivo, uma pessoa correta para dar a direção das ações que fazemos neste tema", se limita a dizer Julinho.

Os cartolas se dizem atentos ao mercado, porém, dificilmente o Grêmio irá contratar mais algum jogador para a sequência da temporada. A janela de transferências permanece aberta somente até quarta-feira, portanto qualquer negócio que possa ser concretizado precisa ser apresentado logo à CBF.

O Grêmio volta a campo nesta quarta-feira, para enfrentar o Figueirense, em Florianópolis, pela décima rodada do Brasileirão. Após vencer o Coritiba, na última rodada, a ideia é manter o bom momento com novo comando. Douglas, suspenso, é a principal ausência da equipe.