Topo

Após 'chuva' de e-mails, CNN pede desculpas por chamar o Corinthians de pequeno

Artigo da CNN chamou Corinthians de "clube pequeno de São Paulo" e gerou polêmica - Reprodução
Artigo da CNN chamou Corinthians de "clube pequeno de São Paulo" e gerou polêmica Imagem: Reprodução

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/07/2011 20h17

O articulista Fareed Zakaria, da CNN, foi obrigado a pedir desculpas aos torcedores do Corinthians por ter chamado o clube de pequeno ao falar sobre a economia brasileira em texto na última segunda-feira.

O motivo? Pressão dos torcedores do Corinthians, que inundaram a caixa de e-mails do jornalista pedindo uma retratação. “Fui inundado com milhares de e-mails, muitos enfurecidos por eu ter usado a palavra pequeno para descrever o Corinthians”, escreveu Zakaria em novo artigo.

O que irritou os corintianos foi a parte do texto dele que fala sobre o Brasil e cita o clube dizer o seguinte: “Vocês ficarão surpresos ao saberem que está tentando comprar Tevez. Não são sheiks ou senhores do dinheiro, mas um clube pequeno de São Paulo – Brasil - o Corinthians. Eles ofereceram US$ 55 milhões para trazê-lo. E esta quantia é só para a sua compra”, dizia um trecho da coluna.

Os torcedores chegaram a criar a hashtag do Twitter #corinthiansbiggerthancnn (Corinthians maior do que a CNN) e iniciaram a polêmica, que obrigou a rede de TV norte-americana a tirar o adjetivo do texto.

Mais tarde, Zakaria foi obrigado a explicar o porquê de ter escrito o texto, e terminou o novo post tentando apaziguar os ânimos com os corintianos. O artigo intitulado Esclarecimento: tamanho não importa termina da seguinte forma: "Corinthians é o clube grande com mais de cem anos de história de orgulho - e eu desejo a equipe e seus fãs de todo o sucesso no mundo".