Topo

Ex-rival de Blatter em eleição na Fifa é banido do futebol por corrupção

Das agências internacionais

Em Londres (ING)

23/07/2011 14h56

O qatariano Mohammed Bin Hammam está banido do futebol pelo resto da vida. A decisão foi anunciada pela Fifa neste sábado, após dois dias de julgamento do ex-rival de Joseph Blatter na disputa pela presidência da entidade.

Bin Hammam, grande artífice da campanha que levou o Qatar a conquistar o direito de sediar a Copa do Mundo de 2022, era acusado de comprar votos na disputa pela presidência da Fifa, vencida por Blatter no início do mês de junho.

Com a decisão, o qatariano não pode se associar a nenhum clube em qualquer esfera do futebol mundial. A decisão foi tomada pelo Comitê Executivo da Fifa, ao qual Bin Hammam pertencia e do qual foi banido. Além do seleto grupo na entidade, ele também perdeu o posto de presidente da Confederação Asiática de Futebol.

A denúncia que derrubou Bin Hammam surgiu dias antes da eleição da Fifa. Até então candidato à presidência, o cartola foi pego comprando votos de países caribenhos ao lado de Jack Warner, homem-forte da confederação local que se afastou da Fifa e teve seu processo arquivado.

Bin Hammam foi obrigado a desistir do pleito e Blatter, candidato único, foi reeleito para mais quatro anos de poder na entidade. A decisão da Fifa já era esperado pelo qatariano. Na última quinta, quando o julgamento começou, ele declarou que a Fifa já havia tomado a sua decisão.