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Campanha anti-Ricardo Teixeira movimenta mais de 70 mil pelo Twitter

Do UOL Esporte*

Em São Paulo

27/07/2011 13h40

A ideia de um movimento virtual para protestar contra Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa de 2014, atingiu o número de 70 mil mensagens. Só que para chegar aos assuntos mais comentados do Twitter os internautas tiveram de alterar a mensagem, que aparentemente havia sido bloqueada pela rede social.

A contagem das menções ao movimento é do www.foraricardoteixeira.com.br. Idealizado por um publicitário do Rio de Janeiro que quer se manter anônimo, funciona como uma central do protesto, reunindo todas as mensagens postadas com a expressão e contando o número de participantes.

A pressão pela saída de Ricardo Teixeira ganhou força na madrugada de terça para quarta-feira. A ideia dos organizadores do “twittaço” era difundir a mensagem #foraricardoteixeira pela rede social no espaço de um dia para atrair mais atenção para a causa.

Só que o Twitter não colocou a expressão entre os assuntos mais comentados, termômetro para a popularidade de um tema na rede. Segundo o site Gigatweet, que mede a incidência das expressões na rede, #foraricardoteixeiro chegou a passar da marca de 100 citações por minuto.

“Felipe França” e “Chico César”, que estão entre os trending topics (nome da lista de mais populares) desde a manhã desta quarta, não passam de cinco por minuto.

Já o Hashtag Battle, que compara a popularidade das expressões, mostra que #foraricardoteixeira teve mais de 30 mil menções no Twitter nesta quarta. Já #twitterojosoares, outro tema entre os TT’s, teve menos de dois mil.

Diante dos números, os usuários da rede social passaram a imaginar porque o protesto contra o cartola não emplacou no Twitter. As teses vão desde que a mensagem foi marcada como spam (informação repetida e, por isso, indesejável) até a censura.

O UOL Esporte entrou em contato com o Twitter pela ferramenta de atendimento à imprensa do próprio site. A resposta foi que o micro-blog recebe muitas solicitações diárias e não pode responder a todas. A reportagem também tentou questionar a CBF sobre o assunto, mas as ligações não foram atendidas.

Por volta das 14h, uma mudança na estratégia dos usuários do micro-blog deu resultado. Com a hasthtag #caiforaricardoteixeira, a campanha finalmente atingiu a lista de assuntos mais comentados do Twitter. 

*Atualizada às 14h11