Topo

Corinthians amplia marketing de elite e cobra R$ 990 por jogo de torcedores na Fazendinha

Por R$ 990, torcedores jogam uma partida de 30 minutos no Parque São Jorge - Reprodução
Por R$ 990, torcedores jogam uma partida de 30 minutos no Parque São Jorge Imagem: Reprodução

Carlos Padeiro

Em São Paulo

28/07/2011 07h00

Os corintianos endinheirados podem comemorar. Quem puder pagar R$ 990 por meia hora de diversão pode jogar uma partida contra outros torcedores no gramado do Parque São Jorge, com duração de 30 minutos e treinado por um ídolo do time alvinegro. Como "brinde", recebe um kit com uniforme completo e DVD do jogo. A ação, chamada "Fiel Jogador", é mais uma aposta do departamento de marketing corintiano mirando o público da elite.

A evolução nas cifras arrecadadas pelo marketing é notável na gestão de Andres Sanchez. Conforme o último balanço divulgado, em 2010 o clube alvinegro faturou quase R$ 21 milhões com franquias e licenciamento de produtos. O crescimento foi de 48% em relação ao 2009.

E as opções para as classes A e B (famílias com renda superior a R$ 5.101) são cada vez mais frequentes.

O pontapé inicial ocorreu em 2008, com o “O Timão é a sua Cara”, onde o torcedor pagava R$ 1 mil para colocar a sua foto no uniforme utilizado pelos jogadores durante a partida contra o Avaí, válida pela Série B.

Outro produto que ganhou destaque na mídia foi o "Navio do Corinthians", um transatlântico com capacidade para 1.900 passageiros que percorreu o litoral brasileiro partindo do porto de Santos. Ídolos da história do time de Parque São Jorge foram convidados para acompanhar os viajantes, e o preço mais barato era US$ 800 (hoje equivalente a R$ 1240) na primeira edição.

BLOG DO ERICH BETING

"Existem diversos tipos de consumidores para o futebol. E os times precisam oferecer serviços para todos eles"

O clube promove também o “Encontro com jogadores”. A próxima edição será durante o duelo com o Figueirense, em 20 de agosto, no Pacaembu. Os preços variam de R$ 421 a R$ 843, e o pacote pode incluir hospedagem, ingresso, além do encontro com os atletas, fator diferencial.

Para o público infantil, existe o “Acampamento de Férias Oficial do Corinthians”, um pacote no valor de R$ 2.250 para crianças de 8 a 16 anos. Na edição das férias de julho, a garotada ficou hospedada em Bragança Paulista, com direito a atividades recreativas e treinamentos para desenvolvimento técnico e tático de futebol.

A reportagem do UOL Esporte entrou em contato com o departamento de marketing para tratar do assunto, porém não obteve retorno.