Topo

Árbitro português é agredido e tem os dentes quebrados em shopping center

Pedro Proença apitou a partida entre Schalke 04 e Manchester United na semi da Liga dos Campeões - Michael Regan/Getty Images
Pedro Proença apitou a partida entre Schalke 04 e Manchester United na semi da Liga dos Campeões Imagem: Michael Regan/Getty Images

Das agências internacionais

Em Lisboa (Portugal)

09/08/2011 07h48

O árbitro de futebol português Pedro Proença, de 40 anos, foi agredido na noite de segunda-feira quando estava em um shopping center em Lisboa, atingido com uma cabeçada.

Proença havia apitado a partida entre Porto e Vitória de Guimarães, no domingo, pela final da Supercopa de Portugal e acabou tendo dois dentes quebrados, além de ferimentos na boca.

O agressor acabou identificado pela Polícia, foi preso e terá de responder pelo ato contra o árbitro de futebol.

Pedro Proença é considerado um dos melhores árbitros portugueses e já apitou várias partidas internacionais, entre elas a semifinal da Liga dos Campeões da Europa entre Manchester United e Schalke 04 na última temporada. No ano passado ele foi apontado como o árbitro número um de Portugal.

A agressão ao árbitro foi condenada por autoridades do futebol português, como a Federação Portuguesa de Futebol, e também pelos clubes que atuam na liga de futebol do país.

“É uma situação que prevíamos que pudesse ocorrer. Os árbitros têm sido ofendidos ultimamente em sua vida profissional e pessoal”, afirmou o presidente do Conselho de Arbitragel da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que defendeu a proibição da entrada de vânadlos nos estádios.

Rival do Porto, o Benfica também condenou a ação contra o árbitro considerando uma “agressão bárbara”.

“Nada justifica este tipo de atos e atitudes, porque eles refletem o pior lado de quem perdeu qualquer tipo de valor”, afirmou o clube em um comunicado.