Topo

CBF baixa norma e promete apertar cerco para evitar que clubes mudem de cidade

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/08/2011 11h49

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prometeu, na última terça-feira, que vai apertar o cerco contra os clubes “itinerantes”. Em comunicado assinado pelo presidente Ricardo Teixeira, a entidade aponta os prejuízos causados pelas equipes que mudam de cidade e falou em evitar a prática.

No texto, a CBF considera que a prática aconteceu em mais de uma oportunidade nos últimos tempos, que isso prejudica a credibilidade do esporte, afasta patrocinadores e que isso causa danos à imagem dos clubes.

Diante disso, a entidade decidiu que a mudança de domicílio agora passa a depender o aval dela. A CBF promete só aprovar a alteração se os interessados apresentarem “sólidas justificativas”.

Ela não explica, no entanto, que critérios deve adotar nessa avaliação. A aprovação ainda estará atrelada ao pagamento da taxa referente e à análise do corpo técnico.

Recentemente, os dois exemplos mais notáveis de transferência foram de Guaratinguetá e Grêmio Barueri. O primeiro mudou-se para Americana, também no interior de São Paulo, em busca de melhores condições oferecidas pela Prefeitura. Pelo mesmo motivo, o Grêmio foi para Presidente Prudente e, depois de um ano e meio, retornou para a Grande São Paulo.