Topo

Ainda debilitado, Sócrates sorri e agradece apoio da torcida do Corinthians

Torcedores estendem camisa com mensagem em apoio a Sócrates, que segue internado - ODRIGO COCA/FOTOARENA/AE
Torcedores estendem camisa com mensagem em apoio a Sócrates, que segue internado Imagem: ODRIGO COCA/FOTOARENA/AE

Gustavo Franceschini

Em São Paulo

20/08/2011 21h24

Sócrates segue sob forte observação médica apesar da melhora em seu estado clínico, mas conseguiu reagir ao apoio da torcida do Corinthians. Já sem os tubos e falando pouco, o ex-jogador ficou sabendo da faixa estendida no Pacaembu em sua homenagem, neste sábado, sorriu e agradeceu bastante a manifestação.

“Eu estava com ele no quarto quando recebi a mensagem contando da faixa e mostrei para ele. Ele deu um sorriso tão grande, e aquilo deu uma força a ele... Eu queria em nome dele agradecer a todo o apoio que recebemos da torcida, da mídia, dos amigos. Foram mais de 15 mil mensagens no Twitter, o que mostra que o quanto as pessoas gostam dele”, disse Kátia Bagnarelli, mulher de Sócrates, em conversa com o UOL Esporte.

Durante a vitória do Figueirense por 2 a 0 contra o Corinthians, no Pacaembu, diversos torcedores se manifestaram torcendo pela recuperação de Sócrates. A Gaviões da Fiel, torcida organizada do clube, chegou a estender uma faixa com a mensagem "Força Dr. Sócrates", citada por Kátia.

Sócrates está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Albert Einstein. O ídolo corintiano teve uma hemorragia digestiva por conta de uma hipertensão da veia portal, cuja função é drenar o sangue que passa pelo sistema digestivo e pelo fígado.

Neste sábado, ele foi submetido a um procedimento de descompressão da hipertensão portal, por meio de radiologia intervencionista. Kátia explicou que não se trata de uma intervenção cirúrgica, porque o quadro de Sócrates era tão delicado que o risco gerado por uma cirurgia era considerado grande demais.

A mulher do ex-jogador também explicou que não é possível afirmar o quanto o consumo de álcool é responsável pelo quadro. Ela adiantou, no entanto, que Sócrates terá necessariamente de passar por um processo de reeducação alimentar, no qual a ingestão de bebida deve ser evitada.

“Foi uma surpresa para nós. Há três meses ele fez uma endoscopia e não indicou problema algum. Nessa semana que aconteceu tudo isso”, disse Kátia.