Topo

Henrique diz que contrato acabou e que não volta ao SP; clube contesta e espera atacante

Henrique marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o México na semi do sub-20 - AFP Photo/Vanderlei Almeida
Henrique marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o México na semi do sub-20 Imagem: AFP Photo/Vanderlei Almeida

Renan Prates

Em São Paulo *

21/08/2011 13h49

O atacante Henrique não quer mais saber do São Paulo. De volta ao Brasil depois de participar da conquista da Copa do Mundo sub-20 no último sábado, o artilheiro da competição disse que não foi valorizado como esperava pela diretoria tricolor e que está procurando um novo clube. Mas o time tricolor se diz confiante em resolver o problema e espera que o jogador cumpra o contrato, que segundo os dirigentes só acaba em 2013.

"Tentamos [com o empresário Giuliano Bertolucci] correr atrás do São Paulo porque o contrato estava acabando, mas eles fizeram propostas que não foram legais. Corremos atrás da diretoria até seis vezes para tentar entrar num acordo, mas o São Paulo não fez muita questão de ficar comigo. Disseram que era aquilo e não tinha mais conversa”, contou Henrique à rádio Bandeirantes.

"Então tenho que procurar o que é melhor para mim. Às vezes, o que é melhor para o atleta não é para o clube”, emendou o jogador de 20 anos.

Eleito melhor jogador do Mundial sub-20, Henrique firmou contrato com o São Paulo válido até 2013. Mas o atacante interpreta que quando os contratos são firmados com um atleta de 16 anos, eles só podem ter validade de três anos. Nesta tese, o contrato entre as partes venceu em julho deste ano.

Mas o São Paulo contesta esta versão. "O São Paulo segue rigorosamente a lei do nosso país, que nos respalda e diz que ele tem contrato até 2013. Além disso, paga as contas em dia. Por isso, esperamos que ele se reapresente normalmente nesta segunda-feira", explicou o vice de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, que se diz confiante em contornar a insatisfação do jogador.

Henrique faz parte do elenco profissional do São Paulo, mas tem poucas chances. No ano passado, inclusive, foi emprestado para o Vitória. Voltou ao Morumbi e novamente não encontrou o espaço que desejava.

“Estive no São Paulo por três anos e não tive oportunidade nenhuma. Tenho que buscar algo melhor. Um atleta com essa idade que estou agora tem que jogar para melhorar e pegar confiança. Só treinando não dá. E nessa idade tenho muito para evoluir”, argumentou.

* Atualizada às 15h31