Topo

Livre, Zé Elias quer voltar a comentar e publicar livro escrito na cadeia

Luiza Oliveira

Em São Paulo

21/08/2011 10h02

Após um mês preso por não pagar pensão alimentícia à ex-mulher, o ex-volante Zé Elias ainda tem dificuldades para assimilar as mudanças em sua vida, mas aos poucos tenta retomar sua rotina. Tanto que, com apenas um dia de liberdade, assistiu a uma partida do Corinthians no Pacaembu. Passado o drama, ele agora pensa no futuro. Quer retomar a carreira de comentarista esportivo e publicar um livro relatando sua experiência.

Nestes 30 dias que passou na cadeia, Zé da Fiel, como ficou conhecido pela torcida alvinegra, escreveu um diário sobre seu dia-a-dia e o de quase 20 outros prisioneiros. A ideia é contar ao público histórias escondidas entre as grades, como a do homem preso pelo mesmo motivo, só que por engano já que não devia nada e acabou defendido até pela ex-mulher.
 
Para ele, as sensações durante a reclusão muitas vezes se assemelhavam com as vividas nos gramados ao longo de 16 anos como profissional. Por isso, quer unir os mundos no livro, praticamente pronto, enquanto espera o interesse de uma editora em publicá-lo.
 
“Quero contar histórias que as pessoas nem imaginam e fazer esse paralelo com o futebol. Na segunda feira passada, por exemplo, faltava uma semana para eu sair. Estava ansioso, sentia a mão suar, um frio na barriga. Todas as sensações que tinha antes de entrar no gramado. Também fiz relação forte com uma parte da minha vida quando eu era mais novo. As dificuldades que encontrei e a falta de dinheiro em casa que me fizeram trabalhar desde muito cedo”, contou.

O ex-atleta também espera reativar sua carreira de comentarista, deixada de lado há cerca de um ano para resolver as pendências judiciais. No sábado, ele já acompanhou a derrota de seu ex-time para o Figueirense, por 2 a 0, da cabine da Rádio Globo, emissora em que trabalhava anteriormente.
 
Zé Elias garante que está pronto para voltar a falar nos microfones, já que acompanhava os times paulistas, quando exibidos em TV aberta, por meio de um aparelho de televisão em sua cela.
 
O ex-jogador foi preso por não pagar pensão de R$ 25 mil à mãe de seus dois filhos, um de oito e outro de dez anos. Ele alegou que estava desempregado e o valor total da dívida, avaliada em quase R$ 1 milhão, estava muito acima do que poderia pagar após se aposentar do futebol, além de já ter cedido uma mansão à ex-mulher. No dia 3 de agosto, a Justiça reduziu o valor da pensão para dois salários mínimos.