Topo

L. Damião faz dois, Inter reverte vantagem do Independiente e é bi da Recopa

Bolívar (c) ergue oitava taça internacional após vitória de 3 a 1 diante do Independiente - Jefferson Bernardes/AFP
Bolívar (c) ergue oitava taça internacional após vitória de 3 a 1 diante do Independiente Imagem: Jefferson Bernardes/AFP

Jeremias Wernek

Em Porto Alegre

24/08/2011 23h52

O Internacional fez valer a força de seu estádio, de sua torcida e de seu camisa nove. Com dois gols de Leandro Damião, e outro de Kleber, o colorado bateu o Independiente no estádio Beira-Rio nesta quarta-feira e faturou o bicampeonato da Recopa Sul-Americana. Com o 3 a 1, o colorado mantém a série de conquistas continentais. O time de Dorival Júnior fez dois tempos distintos. No começo, foi arrasador. Depois permitiu aos argentinos uma pressão.

A vitória faz o Inter chegar ao oitavo título internacional desde 2006. Depois do bi da Libertadores, o colorado conseguiu o bi da Recopa. Se recupera, inclusive, da última vez que esteve na disputa do torneio. Em 2009, então sob comando de Tite, o Inter perdeu a taça para a LDU, do Equador. A primeira conquista da Recopa Sul-Americana aconteceu em 2007. No mesmo estádio Beira-Rio. Em cima do Pachuca, do México.

Damião dizima desvantagem

A vontade do Inter, que pressionou desde o apito inicial, a bola na trave de D’Alessandro com quatro minutos. O chute forte de Oscar logo depois. E a segurança da defesa comandada por Bolívar. Nada disso superou a parcela de Leandro Damião para o jogo. Foi o camisa nove, mais uma vez, o destaque.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
4 min – Damião cruza da direita, Oscar desvia e D’Alessandro bate forte. Bola explode na trave.
5 min – Oscar limpa dois marcadores, avança e manda chute de pé direito. Goleiro fica parado, mas bola vai para fora.
19 min – GOOL DO INTER! L. Damião limpa dois marcadores, invade a área e finaliza ‘de bico’.
25 min – GOOL DO INTER! L. Damião divide de cabeça, fica com a sobra e manda um chutaço.
34 min – Milito erra, Damião pega e arranca; ginga e manda forte, rasteiro. Mas para fora.
SEGUNDO TEMPO
3 min – GOOL DO CAI! Maxi Velázquez aproveita falha da defesa, entra na área e fuzila Muriel.
11 min – Perez chuta de primeira e Muriel faz grande defesa; na volta zaga afasta de qualquer jeito.
17 min – Oscar cobra falta da direita, Índio ganha no alto e testa para o chão; bola passa a esquerda do gol.
37 min – GOOOL DO INTER! Kleber bate pênalti no canto direito e marca!

O centroavante começou a comandar a vitória vermelha aos 19 minutos. Lançado na direita, Damião deixou o experiente Gabriel Milito para trás com extrema facilidade. Invadiu a grande área e chutou com a ponta do pé. De bico, como Ronaldo Fenômeno fez contra a Turquia, na Copa de 2002.

Atordoado com o gol, o time de Avellaneda se encolheu. Leandro Damião se aproveitou. Aos 25 minutos, o atacante dividiu no ar novamente. Mais uma vez contra Milito. Levou a melhor e avançou. De cara com o goleiro Navarro soltou o pé.

O Beira-Rio lotado entrou em êxtase. Os dois gols de Damião, que se juntam aos outros 32 dele no ano, terminavam com a vantagem do Independiente. Consagravam o jovem e mantinham a era de glórias do clube dos últimos anos.

Antes do intervalo, Leandro Damião ainda aprontou mais. Deu um chapéu em Tuzzio, na lateral do campo, e depois fez embaixadinhas com a cabeça. Na saída de campo a vitória ficou em segundo plano. “Ele merece tudo que está tendo”, disse D’Alessandro. “Eu tenho que fazer meu papel e ajudar o Inter. Nem que fique sem ar, sem fôlego total”, completou o próprio Damião.

Independiente desperta

Só que nem tudo foi calmaria. Na volta do vestiário, o Independiente foi para frente. De cara conseguiu furar a defesa. Maxi Velázquez aproveitou buraco do lado direito, entrou na área e bateu forte para vencer Muriel.

OPINIÃO DO JUCA

Rebinter: Leandro Damião matou a pau na partida

A recuperação dos visitantes continuou. Aos 11 minutos, Perez chutou quase a queima roupa. Muriel defendeu. No rebote a defesa afastou. Mas o colorado não repetia a atuação da primeira etapa. O problema ficou ainda maior aos 22 minutos. D’Alessandro, com problema na coxa esquerda, pediu substituição e deu lugar para Andrezinho.

Dellatorre também foi embora mais cedo, dando lugar para Jô. E o Internacional retomou a tentativa por mais um gol. Nem de longe lembrando o desempenho arrebatador de poucos minutos antes, quando Damião conferiu duas vezes.

Aos 36 minutos, o desejo virou realidade. Jô foi derrubado por Navarro na área. Pênalti. Uma pequena reunião definiu o batedor, já que D’Alessandro não estava mais em campo. Coube ao lateral-esquerdo Kleber cobrar e acertar o canto direito do goleiro.

INTERNACIONAL 3 X 1 INDEPENDIENTE

Internacional

Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Elton, Guiñazu, D’Alessandro (Andrezinho) e Oscar; Dellatorre (Jô) e Leandro Damião

Técnico: Dorival Júnior

 

Independiente

Navarro; Tuzzio, J. Velásquez, Gabriel Milito e M. Velázquez; Fredes (Nuñez), Pellerano, Ivan Perez e Ferreyra (Defederico); Marco Perez (Vélez) e Parra

Técnico: Antonio Mohamed

Data:24/08/11 (quarta-feira)

Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Pablo Fandiño (URU) e Mauricio Espinosa (URU)

Público: 39.069 pessoas

Renda: R$ 1.254.240,00

Cartões amarelos: Maximiliano Velázquez, Tuzzio, Ferreyra, Fredes (IND)

Gols: Leandro Damião, aos 19 e aos 25 minutos do primeiro tempo; Velázquez, aos 3 e Kleber, aos 37 minutos do segundo tempo