Topo

Morre Ferretti, ex-artilheiro do Botafogo nas décadas de 60 e 70

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

30/08/2011 17h58

Morreu de câncer, nesta terça-feira, aos 62 anos, Ferreti, ex-artilheiro do Botafogo, que jogava no time histórico das décadas de 60 e 70. O centroavante foi o artilheiro da Taça Brasil de 1968, conquistada pelo Alvinegro, quando marcou 8 gols.

Fernando Ferretti nasceu no Rio de Janeiro, no dia 26 de abril de 1949. Começou no futebol, aos 14 anos de idade, nas categorias de base do São Cristóvão, transferindo-se para o Botafogo, onde jogou de 1966 a 71 e de 1972 a 75. No time de General Severiano, teve que enfrentar a difícil concorrência de jogadores como Roberto Miranda, Paulo César Caju e Jairzinho, que integravam a chamada Selefogo. Por isso, era utilizado como um trunfo pelo técnico Zagallo, que o colocava em campo em quase todos os jogos.

Pelo Alvinegro foi bicampeão da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca, em 1967 e 68. Artilheiro da Taça Brasil de 68, equivalente ao atual Campeonato Brasileiro, ele foi fundamental nas duas partidas decisivas, contra o Fortaleza. Na primeira, no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense, fez os dois gols do time, no empate em 2 a 2. Já no Maracanã, o Botafogo ganhou o Fortaleza de 4 a 0, com um gol de Roberto Miranda, um de Afonsinho e dois de Ferretti.

O atacante ainda vestiu as camisas do Santos, Vasco, Fluminense, CSA, Vitória, Ceará e Atlético-PR.

O enterro será ainda nesta terça, no Cemitério de São Vicente, próximo à cidade de Araruama, onde residia, na Região dos Lagos, no Estado do Rio.