Topo

Teixeira processará jornalista inglês por acusações veiculadas em site de Romário

Romário e Teixeira participam de evento em 2010, antes da ruptura política sobre 2014 - Antonio Lacerda/EFE
Romário e Teixeira participam de evento em 2010, antes da ruptura política sobre 2014 Imagem: Antonio Lacerda/EFE

Bruno Freitas

Em Londres (Inglaterra)

03/09/2011 07h00

O presidente da CBF Ricardo Teixeira vai processar o jornalista inglês Andrew Jennings em razão de acusações realizadas pelo mesmo em entrevista ao site oficial do ex-jogador Romário, deputado federal que recentemente levantou bandeira política contra supostos excessos na organização da Copa do Mundo de 2014, com críticas dirigidas ao dirigente máximo do futebol nacional.

Um escritório de advocacia contratado pela CBF vem tentando localizar Jennings na Inglaterra para entregar uma carta com a citação do processo que corre na esfera civil da Justiça do Rio de Janeiro.

Como o jornalista investigativo não é ligado formalmente a nenhum grupo de comunicação, a estratégia dos advogados de Teixeira é distribuir a carta em companhias que recebem o trabalho de Jennings esporadicamente, como a rede de televisão BBC.

Com a citação, caso volte a solo brasileiro, Jennings terá que se apresentar á Justiça fluminense. A convite do Senado, o jornalista tem previsto uma participação na Comissão de Educação e Esportes no dia 26 de outubro.

Deputado federal pelo PSB do Rio de Janeiro, Romário recentemente lançou um site em que, entre outros temas, prometia monitorar o andamento da organização brasileira para a Copa de 2014. Logo de cara, a página do Baixinho publicou uma entrevista com Andrew Jennings, focada principalmente nas investigações do jornalista a respeito do envolvimento de Ricardo Teixeira em um escândalo de suborno na Fifa.

Em entrevista conduzida pelo próprio Romário, Jennings fala da suposta participação de Teixeira nos subornos pagos pela empresa de marketing esportivo ISL a altos executivos da Fifa ao longo dos anos 90. O presidente da entidade, Joseph Blatter, e o ex-mandatário da federação, João Havelange, também estariam envolvidos, diz o jornalista inglês.

De acordo com levantamento de Jennings, exibido originalmente na BBC, um total de US$ 100 milhões foi pago aos executivos da Fifa, em cifra que configuraria o maior escândalo da história do esporte.

O jornalista diz na entrevista a Romário que Teixeira entrou em acordo com a Justiça da Suíça para assegurar o sigilo das investigações, desembolsando uma quantia de 5 milhões de francos. No entanto, o inglês afirma que o caso ainda tramita no Supremo Tribunal de Lausanne e pode ser tornado público.