Topo

Líderes da Série A dominam lista caseira da seleção brasileira para jogo com a Argentina

Oscar, Casemiro e Cortês são algumas das surpresas da convocação da seleção - Vipcomm/Agif
Oscar, Casemiro e Cortês são algumas das surpresas da convocação da seleção Imagem: Vipcomm/Agif

Bruno Freitas

Em Londres (Inglaterra)

05/09/2011 18h52

Logo depois da vitória sobre Gana nesta segunda-feira em Londres, o técnico Mano Menezes anunciou a lista de convocados para a primeira partida contra a Argentina no Superclássico das Américas, o torneio amistosa que começará no dia 14 de setembro, no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba. Além da manutenção de Ronaldinho Gaúcho, o treinador apostou em diversas novidades que têm se destacado neste Campeonato Brasileiro.

Entre os estreantes na seleção principal estão o goleiro Rafael, do Santos, além do lateral esquerdo Cortês, do zagueiro Rhodolfo, e dos meio-campistas Paulinho, do Corinthians, e Cícero, do São Paulo. Depois de se contundir durante o amistoso contra Gana, nesta segunda-feira, Paulo Henrique Ganso ficou fora da lista.

"Não precisamos adjetivar esse grupo, chamar de time A ou de time B. Seria um desrespeito com qualquer jogador vestindo a camisa da seleção brasileira", explicou Mano Menezes. “Mas certamente temos mais qualidade no futebol brasileiro em relação aos últimos anos. Os jogadores não estão saindo como nas últimas janelas".

OPINIÃO SOBRE BRASIL 1 X 0 GANA

E o jogo acabou só 1 a 0, o suficiente para Mano Menezes respirar em paz. Leia mais.
Neste período de testes, quem toma decisões deve repetir o que deu certo sem tirar os olhos do futuro. Leia mais.

O treinador também convocou pela primeira vez para a seleção principal dois destaques do sub-20. Os meio-campistas Oscar, do Internacional, e Casemiro, do São Paulo, ganharam uma chance com Mano Menezes depois de se destacarem no Mundial da categoria, em agosto.

O Superclássico das Américas é a reedição da Copa Roca e acontece em duas datas no mês de setembro. No dia 14, a seleção de Mano Menezes enfrenta a Argentina em Córdoba. Duas semanas depois, o Brasil recebe os adversários em Belém.

Para os dois jogos, tanto Brasil quanto Argentina poderão convocar apenas atleta que atuam em seus respectivos países, já que os dias em que acontecerão os confrontos não são “datas Fifa” e, por isso, os times europeus não são obrigados a liberarem jogadores.

Até por isso, para evitar mais problemas com os clubes, não haverá rodada do Campeonato Brasileiro nos dias 14 e 28 de setembro.

VEJA A LISTA DE CONVOCADOS PARA O AMISTOSO COM A ARGENTINA

GOLEIROS
Fábio (Cruzeiro)
Jeferson (Botafogo)
Rafael (Santos)
LATERAIS
Danilo (Santos)
Cortês (Botafogo)
Kleber (Internacional)
Mário Fernandes (Grêmio)
ZAGUEIROS
Dedé (Vasco)
Rhodolfo (São Paulo)
Réver (Atlético-MG)
Henrique (Palmeiras)
VOLANTES
Ralf (Corinthians)
Rômulo (Vasco)
Casemiro (São Paulo)
Paulinho (Corinthians)
MEIAS
Thiago Neves (Flamengo)
Cícero (São Paulo)
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Renato (Flamengo)
ATACANTES
Neymar (Santos)
Leandro Damião (Internacional)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Fred (Fluminense)