Topo

Sangramento de Sócrates começou em junho de 2010, diz médica que o atendeu

Ex-jogador Sócrates, ídolo do Corinthians, tem cirrose  - Jorge Araújo/Folhapress
Ex-jogador Sócrates, ídolo do Corinthians, tem cirrose Imagem: Jorge Araújo/Folhapress

Roberto Pereira de Souza

Em São Paulo

14/09/2011 19h29

A crise de cirrose alcoólica de Sócrates com sangramento não começou em agosto de 2011, como se imaginava.  A doença  se agravou  nos últimos anos e o primeiro sangramento aconteceu em junho de 2010, durante uma viagem do ex-jogador. A informação foi confirmada pela médica hepatologista Luiza Romanello que o atendeu em Ribeirão Preto, logo após a hemorragia e o alertou para os problemas que viriam nos próximos meses ou anos.

“Ele não fez nada do que eu pedi: continuou bebendo, não fez endoscopia para diagnosticar a extensão do problema  e agora estou acompanhando o caso de longe, por informações de amigos”, disse a especialista em fígado. 

A médica revelou também que Sócrates só aceitou ser consultado por ela, graças à insistência de amigos que sabiam de seu grave estado de saúde.

“Sócrates estava em viagem quando teve o sangramento e teria sido atendido em um Pronto Socorro. Os amigos o convenceram a vir para uma consulta”, lembrou a médica em uma conversa por telefone com UOL Esporte.

Na avaliação de Romanello, “o estado dele já era muito grave há um ano. Ele precisava ter parado de beber para não piorar sua saúde. O fígado dele já estava bastante comprometido. Mas o que ele fez?”, perguntou a médica.

“Ele se mudou para São Paulo e, segundo amigos, trocou a cerveja pelo vinho”, revelou a especialista.

Sobre a chance de Sócrates voltar a ter uma vida normal, Romanello vê o  transplante como alternativa válida, mas só “depois que os  médicos estabilizarem o quadro clínico e o sangramento das varizes.  Na prática, o tips é o único procedimento que interrompe a hemorragia das varizes, em casos agudos. Reduzida a pressão da veia porta, é possível que a equipe opte por mais um tips.”

O tips funciona como uma ponte entre a veia porta (que traz sangue do intestino e do baço para ser filtrado no fígado) e o coração. Com a fibrose do fígado, o sangue deixa de circular livremente para filtragem. Com isso, a veia porta se sobrecarrega, sofre refluxo e aumento de pressão.

 “Esse quadro gera varizes do esôfago e do estômago, provocando sangramentos como esses ocorridos com Sócrates”, revela o médico Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Na opinião de Raymundo Paraná, o segundo tips só não teria sido instalado, na segunda internação, devido à gravidade do sangramento no esôfago. “Os  médicos precisariam tirar Sócrates da UTI para realizar a intervenção com o tips”. ( cateter que liga a veia jugular do pescoço até a veia portal).

Como Sócrates permanece na UTI, os futuros procedimentos clínicos “dependerão da estabilização do quadro de sangramento e da redução da pressão da veia portal”, antecipou Paraná, chefe do Departamento de Fígado da Universidade Federal da Bahia e responsável  por centenas de transplantes de fígado no Brasil.