Topo

Time novo sonha peitar grandes de Minas e tem como estrela Kerlon 'Foquinha'

Kerlon, 5 cirurgias, foi emprestado pela Inter de Milão ao Nacional de Minas - Assessoria de Imprensa/Nova Serrana
Kerlon, 5 cirurgias, foi emprestado pela Inter de Milão ao Nacional de Minas Imagem: Assessoria de Imprensa/Nova Serrana

Bruno Thadeu

Em São Paulo

14/09/2011 07h00

O Nacional, da cidade mineira de Nova Serrana, sonha se tornar uma das principais forças de Minas Gerais, ficando atrás de Cruzeiro e Atlético-MG. E fundado há apenas três anos, o clube já deu seu primeiro passo ambicioso rumo à elite: contratou o atacante Kerlon, 23 anos, que ficou conhecido pelo drible “foquinha”.

Apontado como uma das principais promessas do futebol brasileiro em 2005, Kerlon teve queda vertiginosa desde então. O atacante sofreu lesões graves no joelho e no tornozelo, sendo submetido a cinco cirurgias (três no joelho e duas no tornozelo).

 
#dev_albumEmbed010('tagalbum','54559')

INTER DE MILÃO, AJAX, CIRURGIAS, DRIBLE DA FOCA, OSTRACISMO EM MINAS...

Kerlon só tem 23 anos, mas já rodou o mundo. Ele despontou no Cruzeiro, transferiu-se para o Chievo e logo depois foi parar na Inter de Milão. Sem espaço no time italiano, o atacante foi para o holandês Ajax. Não deu certo. No início de 2011, Kerlon defendeu o Paraná em apenas 4 jogos. Agora ele está emprestado ao Nacional.Kerlon ganhou o apelido de “Foquinha” devido a um lance característico dele. A jogada consistia em sair em direção à área fazendo embaixadas com a cabeça. Para muitos, o lance era puro deboche, pois não tinha efeito. Kerlon se defendia argumentando que era uma estratégia para dificultar a ação dos rivais.

Revelado pelo Cruzeiro e  com passagens pela seleção de base, Kerlon chamou a atenção de clubes de fora. Ele se transferiu para o Chievo e, pouco depois, acertou com a Internazionale. O “Foquinha” não foi aproveitado no time de Milão, sendo emprestado para o Ajax-HOL.

LESÃO ADIA ESTREIA EM MG

  • Assessoria de Imprensa-Nacional/MG

    Kerlon se recupera de lesão na coxa e ficará fora da estreia do Nacional na Taça Minas Gerais

A passagem pelo time holandês também foi apagada e cheia de lesões. Antes de chegar à equipe de Nova Serrana, Kerlon ainda atuou no Paraná Clube no 1º semestre de 2011, mas pouco jogou.

Agora na equipe de Minas, que disputou a 2ª divisão estadual em 2011, Kerlon ficará fora da estreia na Taça Minas (envolvendo clubes menores de Minas) neste domingo, contra o Guarani/MG, torneio que dará uma vaga para a Copa do Brasil. O atacante se recupera de lesão muscular e ficará afastado por 3 semanas.

“O clube é novo e já vamos disputar pela primeira vez a elite de Minas em 2012. Contratamos o Kerlon diretamente com a Inter de Milão porque ele pode nos ajudar muito a crescer. Aqui ele terá tempo para se recuperar fisicamente e nos ajudar. Precisaremos dele. Mas por enquanto ele vai ficar fora, porque está com problema muscular”, disse o presidente do Nacional, Marcelo Martins.

A reportagem tentou contato com Kerlon, mas o Nacional e seu empresário, Mino Raiola, informaram que o atacante só falará com a imprensa após estrear pelo clube mineiro. Kerlon se recupera de lesão muscular no centro clínico do Cruzeiro.

O contrato do 'Foquinha' com a equipe de Nova Serrana termina justamente após o Campeonato Mineiro do próximo ano. O salário do atleta é pago pela Inter de Milão.