Topo

Neymar explode como hit de funkeiros e vira atração preferida de anônimos no youtube

Funks tendo o atacante Neymar como tema principal estão espalhados pela internet - Reprodução
Funks tendo o atacante Neymar como tema principal estão espalhados pela internet Imagem: Reprodução

João Henrique Marques

Em Santos (SP)

26/09/2011 07h04

“Funk do Neymar”. Basta uma simples busca no youtube com essas palavras para perceber que o "menino da Vila" é um dos temas favoritos dos funkeiros atualmente. O atacante do Santos emplacou até mesmo no fechado cenário carioca e é tema principal de diversos funks espalhados pela internet.

Com palavrões, elogios, deboches ou provocações, falar de Neymar está virando obrigação em bailes funk. O “boom” de músicas com o atacante é potencializado com diversos anônimos que usam o nome para tentar criar um hit. “Hoje todo mundo posta algo na internet querendo virar MC. E eles escolhem um tema que certamente vai bombar. Cantar Neymar está virando obrigação”, disse o produtor musical especializado em trabalho com funkeiros, Nilo Fonseca.

A penetração no Rio de Janeiro chama a atenção. Em bailes na região, Ronaldinho Gaúcho e os quatro grandes clubes do estado, Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, sempre são citados. Neymar também ganhou o seu espaço.

“O lance é falar de Neymar sem tocar no nome do Santos. O funk vai atrás do cara da capa de revista, quem está na moda. Você pode até fazer uma brincadeira com ele, só que tem que entender que a molecada que vai ao baile gosta do cabelo dele, do jeito dele. O Neymar rompeu a barreira do preconceito em bailes do Rio”, opina o carioca DJ Rudim, produtor musical com influência no cenário funk local.

Não são apenas as peripécias dentro de campo de Neymar que são exploradas pelos funkeiros. A idolatria por jovens do sexo feminino também é bem explorada pelas próprias mulheres. “As novinhas estão querendo um jogo particular. As danadas, sapequinhas, com você querem jogar”, cita o primeiro trecho do funk “Vem Neymar”, na voz da MC Suzy.

A maneira narcisista como se comporta em determinados momentos faz Neymar apreciar os funks que o abordam. O jovem tem o costume de escutá-las até mesmo minutos antes de alguma partida. O apreço de Neymar pelo estilo é antigo. No ano passado, durante as férias, o atacante compareceu pela primeira vez no tradicional baile funk carioca “Furacão 2000”. Na época, músicas o utilizando como tema principal não eram tão comuns.

Atualmente, sambas tendo Neymar como enredo também são encontrados. Só que nada se compara ao funk. “O problema é que hoje em dia o cenário funk está massacrado pela baixa qualidade exposta na internet. Qualquer um acha que sabe produzir bem e cobra barato para isso. Aí não adianta nem tocar Neymar, Ronaldinho, Ronaldo, Flamengo, pois a música ruim não vai trazer resultado”, destacou DJ Rudi.