Topo

Brasil e Argentina decidem Superclássico com aposta em estrelas da Série A

Borges (à direita na foto) tem chance de começar clássico como titular da seleção - AP Photo/Andre Penner
Borges (à direita na foto) tem chance de começar clássico como titular da seleção Imagem: AP Photo/Andre Penner

Bruno Freitas

Em Belém

28/09/2011 06h00

Estrelas em evidência na disputa do Brasileirão deste ano são os novos ingredientes do desfecho do Superclássico das Américas na noite desta quarta-feira, às 21h50 em Belém, quando a seleção de Mano Menezes decide o título do duelo contra a Argentina. Depois do monótono empate sem gols no jogo de ida em Córdoda, os dois treinadores procuraram revitalizar seus grupos usando nomes disponíveis na Série A.

DESTAQUES DA SÉRIE A

  • Mowa Press/Divulgação

    Sucesso no Botafogo, lateral-esquerdo Côrtes ganha sua primeira chance como titular com Mano

  • Washington Alves/Vipcomm

    Meia cruzeirense Montillo leva sua badalação brasileira para oportunidade na seleção argentina

Mano já havia se rendido ao bom ano de Ronaldinho pelo Flamengo e agora traz para o clássico no Pará o momento inspirado de nomes como o santista Borges, artilheiro do Brasileirão com 19 gols, do lateral botafoguense Cortês e do meia são-paulino Lucas. O mesmo vale para o discreto volante vascaíno Rômulo. 

“Minha escolha é pelo Borges, trazendo ele para este jogo da Argentina. Quero aproveitar a oportunidade de vê-lo, pelo momento reconhecidamente bom que ele atravessa, não é nenhum sacrifício especial. O Fred está convocado para os próximos jogos e vai jogar contra a Costa Rica e o México logo ali na frente”, afirmou Mano, oficializando a oportunidade do artilheiro santista.

Principal peça da temporada do Vasco, campeão da Copa do Brasil e líder isolado da Série A, Diego Souza, por sua vez, deve começar apenas como opção no banco de reservas.

De acordo com o treino da véspera da partida, a seleção deve ter a seguinte formação diante dos argentinos: Jefferson; Danilo, Rhodolfo, Réver, Cortês; Ralf, Rômulo, Ronaldinho; Lucas, Borges e Neymar.

A Argentina, por sua vez, achou uma brecha no regulamento para poder recrutar para a partida de volta em Belém quatro jogadores que se destacam no Brasil: os colorados Guiñazu e Bolatti (D’Alessandro foi cortado por lesão), além do cruzeirense Montillo. O técnico Alejandro Sabella admite usar pelo menos dois deles nesta quarta.  

As regras do Superclássico dizem que apenas os jogadores que atuam dentro dos dois países podem ser convocados para o confronto. No entanto, não especifica se uma seleção pode chamar atletas que atuem na liga do rival. Na terça, Mano Menezes criticou a brecha que favoreceu os argentinos para a partida de volta.

QUER O UNIFORME DA ARGENTINA?

O UOL Esporte dará uma camisa oficial da Argentina para quem for o mais rápido a completar o desafio que será lançado na nossa página no Facebook. A pergunta estará disponível às 18h do dia 27 de setembro.

Polêmicas à parte, a expectativa é que a seleção de Mano encontre em Belém uma atmosfera mais favorável, em relação às recentes experiências em Goiânia e em São Paulo, quando a equipe teve apresentações ruins e foi duramente criticada. No treino aberto da última segunda-feira no Mangueirão, a barulhenta torcida paraense deu mostra do entusiasmo que pretende expressar no clássico com a Argentina.

“Esperamos vencer e retribuir todo o carinho que o torcedor paraense deu para a gente nestes dias aqui”, disse o corintiano Ralf, provável titular nesta quarta.

Em Belém a seleção de Mano também pode rever o trauma dos pênaltis, em caso de nova igualdade com a Argentina. Neste ano, a equipe foi eliminada nas quartas de final da Copa América pelo Paraguai desperdiçando todas as suas quatro cobranças. Dos jogadores envolvidos naquela série, apenas Fred está presente no clássico desta quarta, começando do banco de reservas.

FICHA TÉCNICA DE BRASIL x ARGENTINA

Data: 28.09.2011 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro:
Jorge Larrionda (URU)
Local:
Estádio Olímpico do Mangueirão, em Belém
Brasil
Jefferson; Danilo, Rodholfo (Dedé), Réver, Cortês; Ralf, Rômulo, Ronaldinho; Lucas (foto), Borges e Neymar
Técnico: Mano Menezes
Argentina
Orion; Cellay, Domínguez, Desábato; Pillud, Augusto Fernández, Canteros, Montillo (Guiñazu), Papa; Mouche e Viatri
Técnico: Alejandro Sabella (foto)