Topo

Sócrates projeta cerveja sem álcool no futuro; médico admite chance de transplante

Sócrates ficou 17 dias internado na UTI por culpa de uma hemorragia no esôfago. "Foi um acidente" - Folhapress
Sócrates ficou 17 dias internado na UTI por culpa de uma hemorragia no esôfago. "Foi um acidente" Imagem: Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/10/2011 10h58

Sócrates está se recuperando depois da segunda internação em menos de um mês. Faz fisioterapia em casa e recebe acompanhamento médico. Com quadro de cirrose e depois de duas hemorragias digestivas, o ex-jogador de Corinthians e seleção espera voltar a beber cerveja em breve, ainda que sem álcool. E até lá, ele pode ser submetido a um transplante de fígado.

“A gente pode pensar, no futuro, em um transplante de fígado. Ele está se recuperando e algumas medidas serão importantes para definir em alguns meses se existe a necessidade de pensar num transplante de fígado”, admitiu ao Esporte Espetacular o cirurgião Ben-Hur Ferraz Neto, responsável pelo tratamento de Sócrates e um dos maiores nomes do país em transplantes de fígado.

No mês passado, Sócrates ficou 17 dias internado na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein em virtude de uma crise de cirrose hepática com sangramento no esôfago. “Em um procedimento feito por via endoscópica, aconteceu um machucado pequeno no esôfago. Ele coagulou e ficou lá quietinho, mas por algum motivo essa laceração se rompeu”, contou. “Foi um acidente.”

Atualmente, Sócrates vive sob uma dieta rigorosa, além de fisioterapia para recuperação dos movimentos respiratórios devido ao tempo em que permaneceu na UTI. Questionado se o álcool já estava definitivamente fora de sua vida, o ex-jogador, bem humorado, tentou achar uma solução.

“Espero ter chance de tomar uma cervejinha sem álcool”, projetou. “Mas não preciso do álcool. O álcool é um companheiro. Eu sentava para escrever com uma taça de vinho do lado e passava o dia todo assim, mas não é o copo de vinho que me faz escrever, é a cabeça.”

Ao fim da entrevista para o Esporte Espetacular, Sócrates ainda agradeceu o apoio que recebeu dos fãs. Segundo ele, até um fígado lhe ofereceram. “Farei o possível para que essa chama nascida em cada um de vocês se mantenha acesa por muito tempo ainda e eu possa retribuir adequadamente”, completou.