Topo

Após morte de operário, OAS suspende atividades na Arena do Grêmio por 24h

Empregados aguardam transporte após queima de alojamentos; atividades suspensas - Neco Varella/Agência Freelancer
Empregados aguardam transporte após queima de alojamentos; atividades suspensas Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

03/10/2011 14h00

O comunicado inicial da OAS - empresa contratada para construção da Arena do Grêmio - previa retomada dos trabalhos nesta segunda-feira. Porém, ainda reflexo da morte de um operário e dos protestos de domingo, a construção só terá sequência na terça. A parada servirá, também, para negociação com operários descontentes.

No domingo um trabalhador morreu atropelado ao cruzar a Freeway (BR-290). Os alojamentos utilizados por parte dos funcionários ficam de um lado da estrada, a obra do outro. José Elias Machado, de 40 anos, não resistiu. Irritados com a falta de segurança, colegas de José tentaram linchar o motorista do veículo envolvido no acidente e acabaram contidos pela Polícia Militar. Mais tarde, em protesto, eles atearam fogo nos alojamentos.

  • Neco Varella/Agência Freelancer

    O incêndio provocado no alojamento dos operários da Arena do Grêmio foi contido pelos bombeiros após duas horas. Ninguém se feriu no protesto

O clima tenso invadiu a madrugada. Em nota oficial, a OAS informou que o operário estava de folga e que em dias de trabalho, transporte é disponibilizado para a travessia. No entanto não era esta a alegação dos operários. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, muitos se mostravam irritados e diziam não querer mais trabalhar na construção do estádio.

Cerca de 500 homens, que ficaram sem ter onde passar a noite pelo incêndio nos alojamentos foram deslocados para outros dormitórios, um hotel no centro da cidade e o Ginásio de uma escola no bairro Humaitá, zona norte da capital gaúcha. Nesta segunda-feira estava prevista a volta aos trabalhos. Porém, para resolver situações ainda pendentes com os descontentes, somente na terça as atividades serão retomadas.

A Arena do Grêmio passa longe de ter construção tranquila. Os operários, a maioria oriunda das regiões norte e nordeste do país, já entraram em greve duas vezes alegando más condições de trabalho. Além disso, os alojamentos, destruídos pelo fogo neste domingo, foram reformados recentemente por ser objeto de reclamação.

O Ministério do Trabalho do Rio Grande do Sul também embargou a obra. Com previsão de inauguração em novembro de 2012, o cronograma está adiantado. Inicialmente campo de treinamentos para Copa do Mundo de 2014, o Grêmio trabalha nos bastidores para "barrar" o Beira-Rio e ter sua casa como palco de jogos.