Topo

Candidato da situação derrota radialista e se elege presidente do Cruzeiro

Bernardo Lacerda

Em Belo Horizonte

03/10/2011 22h48

Candidato da situação, o advogado Gilvan de Pinho Tavares foi eleito, na noite desta segunda-feira, presidente do Cruzeiro para o triênio 2012-2014, em pleito que marcará o fim da administração dos irmãos Perrella, embora não encerre a influência da família que fez o sucessor. O atual vice-presidente celeste teve 391 votos (89% do total) e derrotou a chapa de oposição, encabeçada pelo radialista Alberto Rodrigues, renomado narrador dos jogos do time cruzeirense, que teve apenas 48.

Foram contabilizados 439 votos válidos, de conselheiros efetivos, natos e beneméritos. A eleição transcorreu em clima de tranquilidade, entre 19h e 21h. Já do lado de fora da sede social do Cruzeiro, no Bairro Barro Preto, houve uma manifestação de torcedores, revoltados com a péssima campanha da equipe no Brasileirão.

Os principais alvos dos manifestantes foram o atual presidente Zezé Perrella, o candidato da situação Gilvan Tavares, o diretor de futebol Dimas Fonseca e os integrantes do Conselho Deliberativo.

Os manifestantes colocaram uma faixa em frente à sede social do Cruzeiro, com os seguintes dizeres: “Exigimos transparência, honestidade, renovação, abaixo a política de vendas. O Cruzeiro não é trampolim para a Europa. Um Cruzeiro menos vendedor e mais vencedor”.

O presidente eleito comentou a manifestação. “Nós vimos a torcida vir à porta, se rebelar pelo momento vivido pela equipe, mas nós conselheiros precisamos saber distinguir quem é melhor para o clube. Todo conselheiro do Cruzeiro tem a vontade de alcançar essa glória, que é ser presidente do maior clube do mundo. Eu sei o que é isso, pois há mais de 40 anos em sonho com isso e hoje eu alcancei”, afirmou Gilvan Tavares.

ZEZÉ PERRELLA TORCE POR SUCESSOR

  • Washington Alves/Vipcomm

    O ainda presidente Zezé Perrella se coloca à disposição de Gilvan Tavares para ajudá-lo no que for preciso, mas garante que não pretende interferir. Ele revela o interesse em se tornar uma espécie de ?embaixador? do Cruzeiro. ?O Gilvan está preparado para assumir este cargo de grande importância. Eu o conheço bem, ele esteve ao meu lado nesses últimos anos. Estou perdendo a presidência pois estou abrindo mão de ser reeleito, mas nunca perderei o posto de torcedor do Cruzeiro?, destacou.

Segundo ele, o time do Cruzeiro não está vivendo um bom momento, mas não faltará trabalho da diretoria para que essa situação seja passageira. “Ano que vem vamos arregaçar as mangas para que o Cruzeiro não passe por isso de novo”, enfatizou o novo mandatário celeste.

Indicado por Zezé Perrella, o presidente eleito do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, é conselheiro do clube há 45 anos. O advogado já ocupou outros cargos no Cruzeiro, como superintendente jurídico, presidente do Conselho Deliberativo, secretário-geral até chegar ao cargo de primeiro vice-presidente da atual gestão.

“Eu fui eleito hoje pelas urnas, mas só poderei assumir oficialmente a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem. Porém, a partir de amanhã já vamos participar do dia a dia, estarei na Toca II, pois lá se encontra o problema. A situação é ruim, não temos motivos para comemorar e vamos fazer de tudo para ajudar o Cruzeiro a sair dessa situação”, observou o novo presidente.

O candidato derrotado, Alberto Rodrigues, também conhecido por “O vibrante”, narrador e cronista esportivo há mais de 30 anos. é um dos ícones do rádio mineiro. Depois de décadas narrando jogos do Cruzeiro pela Rádio Itatiaia, a mais popular de Minas, ele observou que se a torcida pudesse votar, teria sido eleito.

Sócio do Cruzeiro há mais de 30 anos, Alberto Rodrigues ocupou o cargo de secretário estadual de Esportes e Juventude na gestão do ex-governador Aécio Neves e atualmente cumpre o segundo mandato de vereador por Belo Horizonte. Ele parabenizou seu concorrente pela vitória e disse esperar que Gilvan consiga reconduzir o clube ao caminho das vitórias.