Topo

Nova pesquisa Ibope iguala tamanho de torcidas de Corinthians e Flamengo

Torcidas de Flamengo e Corinthians são as maiores do Brasil, segundo o Ibope - Arte UOL
Torcidas de Flamengo e Corinthians são as maiores do Brasil, segundo o Ibope Imagem: Arte UOL

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/10/2011 21h28

Uma nova pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira aponta empate técnico entre Flamengo e Corinthians no topo da lista de times com maior torcida no país. Segundo o levantamento feito em 12 regiões metropolitanas, cariocas e paulistas teriam 13% cada um do total de fãs do futebol brasileiro.

NEYMAR SUPERA PELÉ E RONALDINHO

  • Nacho Doce/Reuters

    Neymar supera Pelé e Ronaldinho Gaúcho na preferência dos telespectadores. De acordo com pesquisa feita pelo Ibope, o atacante do Santos é a segunda personalidade esportiva mais citada por quem acompanha esporte pela TV. Ele perde apenas para Ronaldo, segundo o levantamento.

O número consta em um pacote do Ibope a respeito da relação do brasileiro com o esporte, focado no comportamento do fã do segmento com a mídia. A estatística representa uma queda em relação ao número de torcedores do Flamengo, tradicional líder de popularidade em pesquisas do gênero.

Em pesquisa de 2010 da mesma empresa, com números mais detalhados, o Flamengo aparecia com 17,2% (33,2 milhões) dos torcedores do país, contra 13,4% (25,8 milhões) de corintianos.

No levantamento apresentado nesta terça, o São Paulo aparece como a terceira maior torcida do país, com 8% do total. Palmeiras (6%) e Cruzeiro (4%) figuram logo na sequência.

O mesmo estudo fala de uma diferença em relação às bases das torcidas flamenguistas e corintianas. Enquanto os cariocas estão espalhados pelo país, não somente pelo Rio de Janeiro, a Fiel se concentra mais no Estado de São Paulo, com 84% do total.

O levantamento com a intenção de abastecer agências de publicidade, veículos e anunciantes contou com duas levas de entrevistas, com 9 mil pessoas, cada uma. De acordo com o Ibope, esse número representa um universo de 100 milhões de brasileiros acima dos dez anos.