Topo

Venezuela anula Messi e derrota a Argentina pela primeira vez na história

Messi lamenta, enquanto Amorebieta comemora gol da vitória da Venezuela - Fernando Vergara/AP
Messi lamenta, enquanto Amorebieta comemora gol da vitória da Venezuela Imagem: Fernando Vergara/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/10/2011 23h47

Nada de goleada ou show de seus principais astros. Desta vez, a Argentina não reeditou sua bela apresentação da estreia das eliminatórias sul-americanas para a Copa-2014. Com Messi e Higuaín anulados, perdeu para a surpreendente seleção da Venezuela por 1 a 0, na noite desta terça-feira, em Puerto La Cruz. Essa, aliás, foi a primeira vitória venezuelana na história do confronto.

Até então, as seleções haviam se enfrentado em 18 oportunidades. Os argentinos ganharam todas. Com isso, o time venezuelano prova que a boa participação na Copa América, quando chegou à semifinal, não foi por acaso. Após perder na primeira rodada do classificatório para o Mundial do Brasil, recuperou-se e alcançou seus três primeiros pontos. A Argentina, que goleou o Chile, também soma três.

Mas a superioridade argentina no jogo era nítida. Tinha mais de 70% de posse de bola aos 25min. No entanto, isso não significou muitas oportunidades de gols. Uma finalização de Messi, aos 18min, defendida por Vegas acabou sendo um dos raros momentos de lucidez do time visitante.

Já os venezuelanos quase sempre paravam na marcação argentina. Melhoraram um pouco nos minutos finais da etapa inicial. Aos 42min, por exemplo, Andujar realizou uma complicada defesa após cobrança de falta batida por Arango. Para o segundo tempo, o time da casa voltou melhor.

E o goleiro Andujar fez duas complicadas defesas em um curto espaço de tempo. Mas postura ofensiva deu certo. Aos 16min, Amorebieta subiu mais alto que a defesa rival e, de cabeça, fez 1 a 0.

E poderia ser mais. Rondón e Feltscher criaram outras boas oportunidades. O goleiro argentino Andujar continuava tendo muito trabalho. Por outro lado, a Argentina sentiu o gol. Messi continuou sendo anulado e não conseguiu evitar a primeira derrota de seu país nas eliminatórias sula-americanas.